Menu

Saúde

Atualizado em 17 de agosto de 2012, às 8:31 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Degeneração Macular tratada com vítaminas

Antes de tomar vitaminas, converse com seu médico e verifique se é possível fazer o tratamento com essa medicação.
24912 vitaminas c0000 Degeneração Macular tratada com vítaminasAs vitaminas devem ser ingeridas somente se houver receita médica (Foto: Divulgação)

Degeneração muscular é uma lesão que acomete a mácula, uma pequena área no fundo do olho, que permite enxergar claramente pequenos detalhes. Quando a mácula não funciona de maneira correta, experimentamos embaçamento ou escuridão no centro de nossa visão. A degeneração macular afeta tanto a visão de longe como a de perto, podendo dificultar ou impedir algumas atividades, tais como, leitura e trabalhos manuais.

Confira também: A importância das vitaminas na alimentação

O que a degeneração muscular causa?

Duas complicações podem ocorrer quando se ter degeneração muscular, a doença seca da retina e a formação de áreas de vasos sanguíneos, que levam o epitélio da retina a se separar e deixar de funcionar.

A degeneração macular causa danos irreversíveis à visão central, mas a detecção precoce da DMRI e os cuidados médicos, podem ajudar a controlar alguns dos efeitos da doença. Uma cirurgia com fotocoagulação por laser, em alguns casos, pode ser útil, é o que geralmente faz hoje em dia.

Embora a degeneração macular reduza a visão central, ela não prejudica a visão lateral, ou periférica, do olho. Por exemplo, uma pessoa afetada pode ver o contorno de um relógio, mas é incapaz de enxergar as horas. A degeneração macular, geralmente, não resulta em cegueira total, pois as pessoas continuam a desfrutar de alguma visão útil, o que lhes proporciona uma relativa independência.

24912 vitaminas Degeneração Macular tratada com vítaminasInvista na sua saúde tomando vitaminas que ajudam a prevenir doenças (Foto: Divulgação)

Degeneração muscular: tratamento com vitaminas

A procura de um trata mento eficaz levou pesquisadores irlandeses a indicar, em estudo, o uso de vitaminas com efeito antioxidante, para conseguir retardar ou evitar esse processo degenerativo. O complexo vitamínico que usaram tinha em sua composição xantina e luteína, presentes nas frutas e vegetais.

Saiba mais sobre: Vitaminas Que Previnem Problemas Cardíacos

Nessa pesquisa os pacientes que usaram a vitamina tiveram um progresso, melhoraram a visão e a degeneração macular foi detida, agora eles precisam saber a dosagem correta e por quanto tempo deve ser usado o complexo vitamínico.

A AREDS (nome dos compostos vitamínicos usados no tratamento da doença)  é formado por vitaminas com zinco e antioxidantes, que servem tanto para pessoas com antecedentes familiares de degeneração macular como para doentes, já que previne ou atrasa o avanço da degeneração. Este tratamento deve ser ministrado somente em caso de prescrição médica, já que não é apropriado para todas as pessoas (é contraindicado para fumantes). Então, procure um médico para saber qual tratamente é mais indicado no seu casa.

 

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.