A importância das vitaminas na alimentação

Muito se houve falar em dietas, calorias, colesterol, mas muito pouco sobre a importância das vitaminas em nossas vidas. Afinal qual seu real papel na manutenção de nossa saúde? Vitaminas são micronutrientes orgânicos, presentes nos alimentos e essenciais para o pleno funcionamento do organismo. Conheça a importância das vitaminas na alimentação e saber a diferença que ela vai faz na sua vida.

A importância das vitaminas na alimentação

Conheça os benefícios de cada cadeia de vitamina para sua saúde.

A importância das vitaminas na alimentação

De fundamental importância no metabolismo celular, atuam regulando e favorecendo reações químicas dentro das células, que por sua vez permitem a completa absorção dos alimentos.A deficiência vitamínica causa as chamadas avitaminoses – conjunto de doenças causadas pela deficiência de vitaminas no organismo.

Por outro lado, o excesso delas, hipervitaminose, ocorre quando há altos níveis de vitaminas no corpo e podem levar a intoxicações. São classificadas como lipossolúveis – solúveis em gorduras e hidrossolúveis – solúveis em água. Necessitamos de 13 tipos de vitaminas, sendo que nosso corpo só é capaz de sintetizar uma delas, a vitamina D; As demais conseguimos apenas através da alimentação.

Por isso é vital que tenhamos uma alimentação balanceada.Das muitas vitaminas existentes vamos apenas sobre aquelas essenciais ao funcionamento de nosso corpo.

Vitamina A (Retinol)

Papel fundamental no crescimento, visão, pele, cabelos, desenvolvimento ósseo e fortalecimento do sistema imunológico. Encontradas em alimentos como vegetais verdes e amarelos, como alface, cenoura e espinafre, leite, manteiga, vísceras, ovos e manga. Sua deficiência está associada a sintomas como cegueira noturna, secura na pele e estresse.  

B1 (Tiamina)

Função principal na conversão de carboidrato e  gorduras em energia.Atua também no sistema nervoso, músculos e coração. Encontradas, principalmente, na gema do ovo, ervilha, batata, frutas secas, presunto, nozes e fígado. A carência de tiamina gera está relacionada com  confusão mental, insônia, letargia, perda do apetite e o beri-beri – doença relacionada à insuficiência cardíaca.

B2 (Riboflavina)

Importante para o funcionamento de tecidos celulares, principalmente os do globo ocular. Alimentos como espinafre, ovos, queijo, berinjela, couve, arroz, fígado e rim são ricos em vitamina B2. Sua falta causa depressão, dermatites, anemias e lesões nas mucosas. 

B3 (vitamina PP, Niacina)

Relacionada ao metabolismo energético, circulação sanguínea, sistema nervoso e digestivo. Encontrada principalmente em alimentos ricos em proteínas, batatas, ervilhas, amendoim e tomate. Sua falta causa fadiga, irritabilidade, depressão, dermatite e uma doença de nome pelagra.

 B5 (Ácido Pantotênico)

Papel fundamental no metabolismo de proteínas, gorduras e hidratos de carbono, sendo deste modo fundamental para a manutenção de nossas células e tecidos. Principais fontes são ovos, legumes, salmão e cereais de grãos inteiros. A carência de vitamina B5 causa doenças  neurológicas, cãibras, sonolência e dores de cabeça.

B6 (Piridoxina)

Atuam no metabolismo de aminoácidos, proteínas, lipídeos e carboidratos, alem de ter um papel chave no bom funcionamento do sistema nervoso e na manutenção de peles e mucosas. Alimentos como farelo de trigo, levedo de cerveja, semente de linhaça, feijão, banana, melão, leite e ovos são ótimas fontes para obtenção dessa vitamina. A carência de B6 traz sérios problemas para o sistema nervoso central, alem de estar associada a irritabilidade, anemias e convulsões.

 Vitamina B8 (Vitamina H, Biotina)

Relacionada na síntese da glicose sendo também componente principal das enzimas. Encontrada nas frutas secas, ovos, amendoim, fígado. A deficiência da vitamina causa alterações na pele e língua, palidez, depressão e anemia.

 Vitamina B9 (Vitamina M, Ácido Fólico)

Atua no crescimento do sistema nervoso central e na síntese de glóbulos vermelhos. Encontrada principalmente na linhaça, gérmen de trigo, espinafre, couve, carne, tomate, cenoura e vegetais de folhas verde-escuras. A deficiência de ácido fólico causa anemias. Em crianças a falta acarreta retardamento no crescimento bem como num atraso na puberdade.

 B12 (Cianocobalamina)

Fundamental para a divisão celular, coagulação sanguínea e metabolismo de todo o sistema nervoso. Vitamina B12 é encontrada em ovos, carnes e laticínios. A deficiência é causadora da anemia perniciosa, além de degeneração da medula e neuropatia grave.

Vitamina C

Favorece a formação e manutenção dos dentes, contribui para a absorção de ferro, acelera processos de cicatrização e combate gripes. Encontrada em frutas cítricas como laranja, limão e batata, goiaba, morango. A falta leva perda do apetite, fadiga, e ao escorbuto – doença caracterizada pela queda dos dentes e enfraquecimento dos ossos.

 Vitamina D

 Tem como principal função auxiliar na absorção de cálcio e fósforo pelo organismo. Diferentemente das outras, obtemos vitamina D quando nossa pele entra em contato com raios solares. É a única das vitaminas essenciais que conseguimos sintetizar. A falta da vitamina causa raquitismo, deformações ósseas, envelhecimento precoce dos dentes, entre outras.

 Vitamina E (Tocoferol)

Importante no funcionamento dos tecidos musculares, formação de células sanguíneas e sexuais, ação antioxidante e resistência às infecções. Encontrada principalmente nas nozes, avelãs, aveia, brócolis e óleos vegetais. Deficiência de vitamina E pode levar à esterilidade e anemias.

 Vitamina H (Biotina)

Encontra-se presente nas enzimas do metabolismo glicídios e lipídios. Encontra-se no levedo de cerveja, cogumelos, verduras frescas, na nossa flora intestinal. Raramente são registradas carências associadas à vitamina H.

Vitamina K

A vitamina K tem importante papel no processo de coagulação sanguínea e sua falta pode levar a graves hemorragias.  Arroz integral, ovos, cenoura, vegetais de folhas verdes, tomate, leite, fígado, ervilha são fontes da vitamina.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

One Response - Add Comment

Reply