Menu

Decoração

Atualizado em 8 de março de 2012, às 19:50 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decorar varanda com flores: dicas, como fazer

Aprenda como decorar a varanda com flores, considerando as espécies mais resistentes para este tipo de ambiente residencial.
406350 Decorar varanda com flores dicas como fazer Decorar varanda com flores: dicas, como fazerIxora - uma espécie boa para se cultivar na varanda.

A varanda é um ambiente residencial criado em função do descanso e conforto. As pessoas normalmente se deslocam para esta área em busca de tranquilidade, muitas vezes para fazer a leitura de um livro ou mesmo para desfrutar de um bom bate-papo com os amigos.

Na hora de planejar a decoração da varanda, é importante definir os móveis que garantem boa acomodação e garantam resistência aos efeitos do clima. Além destes fatores, também é essencial que a varanda proporcione o bem-estar junto à natureza através do paisagismo.

O projeto paisagístico de uma varanda precisa considerar as condições do espaço para determinar as melhores espécies de plantas. A incidência de luz é um aspecto que merece atenção para que o paisagismo da área se mantenha sempre bonito e saudável.

As dificuldades para escolher as plantas são ainda maiores quando se trata de um apartamento. As espécies escolhidas precisam sobreviver ao estilo de vida dos moradores, além de resistir à atmosfera típica de uma área mais fechada. O cultivo de plantas sem flores é mais simples, porém o efeito florido fica mais bonito na decoração de uma varanda.

Como deixar a varanda florida

406350 Decorar varanda com flores dicas como fazer 2 Decorar varanda com flores: dicas, como fazerUma bela varanda florida.

No caso de uma área onde se venta com frequência, recomenda-se trabalhar com flores mais resistentes na decoração. Uma boa sugestão é a ixora, uma espécie simples, sem perfume e capaz de se adaptar perfeitamente aos espaços com sol ou sombra. A planta floresce durante o ano todo, embelezando a varanda com seu efeito colorido.

Uma varanda que recebe muito sol pode ser decorada com Buxinho, Petúnia, Azaleia, Gerânio ou Onze Horas. Já para um ambiente sem raios solares e com sombra, o indicado são as flores das espécies Violeta africana, Begônia, Lírio-da-paz, Scheflera e Pexinho. De qualquer forma, é importante conhecer as características do lugar para depois definir as plantas que se adaptam melhor ao novo ‘habitat’.

406350 Decorar varanda com flores dicas como fazer 1 Decorar varanda com flores: dicas, como fazerDistribua vasos floridos na sua varanda.

Escolhida a espécie de planta mais apropriada, é chegado o momento de definir os vasos adequados para o cultivo. Uma dica para preservar a saúde das flores é usar uma camada de tinta impermeabilizante por dentro de cada recipiente, impedindo desta forma a passagem de umidade.

Depois de plantar, os moradores precisam cuidar da manutenção das plantas, adubando e regando sempre que necessário. Os vasos podem enfeitar um canto da varanda, um móvel ou até mesmo compor uma decoração pendente.

Use as dicas para deixar a varanda florida durante o ano todo!

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.