Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração Retrô Para Quarto

Estilo retrô sendo retomado na decoração de quartos

O estilo retrô está sendo retomado na decoração, acrescentando um toque de nostalgia em diversos ambientes. As tendências que fizeram sucesso em décadas passadas ajudam a montar espaços aconchegantes, sofisticados e de certa forma mais personalizados do que aquilo que está no auge da moda, tido como inovação.

Quando se trata de decoração inspirada no passado, aparecem duas opções de visual nostálgico: colonial ou vintage. A primeira opção diz respeito a uma aparência definitivamente clássica, rebuscada e com móveis antigos bem trabalhados esteticamente. Já o vintage resgata tendências do século XX, em especial os itens das décadas de 50 e 60.

Enfim, cabe ao responsável pela decoração retro escolher qual perfil tem maior compatibilidade com seus gostos. É importante também se preocupar com as combinações, ou seja, não dá para apostar em qualquer elemento antigo para decorar a casa. Diferente da mobília minimista do estilo contemporâneo, o retrô tem um acabamento apurado que requer ainda mais cuidado para fazer as combinações.

Como decorar quarto retrô?

Moveis estilo Luiz XV

Qualquer parte da casa pode ser invadida pelo estilo retrô, especialmente o quarto.  Nesse espaço o morador tem liberdade para acrescentar elementos que indiquem sua personalidade e fazer diferentes combinações com bom gosto. Em todo caso, é recomendado conter exageros e sempre fazer pesquisas para aproveitar o melhor possível as tendências.

Em um quarto de casal retrô, por exemplo, vale à pena apostar numa luminária sofisticada para moldar uma atmosfera nostálgica. Uma cama com acabamento trabalho, penteadeira antiga, cômoda e cortinas com estampas românticas ajudam a criar um ambiente ainda mais retrô. O casal se sentirá acolhido pelo clima colonial ou vintage, tudo depende dos tipos de móveis escolhidos.

O dormitório de solteiro pode adotar uma decoração ainda mais atraente, variando de acordo com o sexo da pessoa. Os quartos femininos costumam ser mais delicados, como era tradicional nas décadas de 50 e 60, reforçando dessa forma os elementos vintage que caracterizam o “quarto de princesa”. No entanto, nem sempre as tendências do retrô precisam ser seguidas a risca e podem ser beneficiadas com novas propostas de decoração.

A decoração retrô para quarto consegue de certa maneira brincar com as formas, combinar cores e mesclar estilos sem exageros. Os móveis podem ser construídos sob medida de acordo com as linhas vintage ou colonial. Outra sugestão é comprar móveis antigos para restaurá-los e depois adicioná-los da melhor forma possível aos ambientes.

 

Painel com divas da época dão sentido a decoração retrô moderno

O quarto retrô-moderno tem se revelado uma das mais interessantes propostas de decoração para dormitórios, isso porque mescla com empatia dois estilos distintos. Não é de hoje que o visual vintage serve de inspiração para a decoração moderna, mas agora as tendências estão sendo recuperadas de uma maneira bem evidente e triunfante. Móveis com pezinhos, espelhos com molduras, poltronas estampadas e almofadas estampadas são característicos da decoração retrô e estão sendo reaproveitados.

O retrô é na verdade um mix de tendências passadas, que quando resgatadas podem ser combinadas a outras e reformular a decoração com personalidade. O quarto retrô-moderno também pode ter paredes com uma aparência personalizada, ou seja, decorado por fotos de personalidades que marcaram os anos 50 e 60, como Marilyn Monroe, Elvis Presley, James Dean e The Beatles. Já existe adesivos a venda que inovam a estética do revestimento vertical de acordo com as preferências do morador.

Aproveite as dicas de decoração retrô e aposte na criatividade para montar ambientes personalizados, charmosos e confortáveis.

 


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL