Decoração de quarto de bebê retrô: dicas, fotos

Isabella Moretti 23/11/2012 Bem Estar

O quarto de bebê merece uma decoração na medida certa, que leve em conta o conforto e as necessidades do pequeno morador. Os pais normalmente de divertem com a montagem do cômodo e procuram trabalhar com diferentes elementos decorativos que ditam o rumo do projeto, como as cores, móveis, acessórios e revestimentos.

O retrô aparece nos móveis e acessórios. (Foto:Divulgação)

Existem ideias que servem de inspiração para o quarto do bebê, seja para menino ou para menina. No entanto, algumas abordagens são tão óbvias que já estão desgastadas, como é o caso da combinação do rosa com o branco para decorar um quarto feminino.

Quem deseja fugir do óbvio e elaborar uma decoração mais original para o quarto do bebê pode se inspirar na temática ‘retrô’. A proposta consiste basicamente em resgatar tendências de outras épocas, ou seja, montar o ambiente com releituras de móveis e acessórios que se consagraram nas décadas de 40, 50, 60 e 70.

Saiba mais: Decorações Para Quarto Infantil – Quarto de Criança

Quarto de bebê retrô: dicas de decoração

Muitos pais se identificam com o estilo retrô, afinal, os elementos visuais criam uma atmosfera acolhedora, nostálgica e delicada. As peças que fizeram sucesso em outros tempos também são capazes de criar um clima mais charmoso, em comparação com as propostas atuais.

Se o quarto de bebê retrô for feminino, a decoração pode ser inspirada na onda pin-up. O estilo valoriza tons contrastantes, como preto e rosa, amarelo e preto ou verde e preto. As combinações parecem ousadas para o quarto de um recém-nascido, mas o resultado visual é muito interessante.

Quarto retrô de menino. (Foto:Divulgação)

Existem outras formas de ressaltar o clima retrô, como o uso de estampas de poás e listras. Esta aposta é muito eficaz na decoração, principalmente na hora de trabalhar com os têxteis e com papel de parede. Quanto ao mobiliário do quarto de bebê retrô, ele é composto por peças com estilo clássico, isto é, com muitas curvas e volutas.

As luminárias também se destacam como elementos decisivos na decoração do quarto de bebê retrô. O lustre, por exemplo, pode ficar pendente e proporcionar uma saudosa viagem ao passado. Acessórios como brinquedos antigos também ajudam a criar um clima nostálgico.

Quarto de bebê retrô com cores neutras. (Foto:Divulgação)

Se a intenção for criar um ambiente mais neutro e unissex para o bebê, vale a pena apostar em cores como branco e bege, além de acrescentar móveis com estilo provençal à decoração. Por outro lado, se a ideia for deixar o quarto mais colorido, então o trabalho com a paleta colorida retrô pode ser uma ótima alternativa.

Veja também: Decoração infantil marrom e rosa 

Fotos de quartos de bebê retrô

Veja a seguir uma seleção de fotos de quarto de bebê retrô:

Outros artigos

Fimose Feminina: o que é, tratamento

25/09/2013

Fimose Feminina: o que é, tratamento

A sinequia, conhecida popularmente como fimose feminina, é um distúrbio que costuma ser encontrado em bebês e crianças de até dez anos. Saiba mais sobre esse problem...

Intercâmbio de Trabalho no Canadá

14/09/2015

Intercâmbio de Trabalho no Canadá

O intercâmbio de trabalho no Canadá é uma experiência importante para quem deseja ir além do estudos no país. Não existem restrições de idades para se fazer um inter...