Como Usar Espelhos na Decoração

PUBLICIDADE

Os espelhos costumam causar um efeito grandioso na decoração, transformando os ambientes de forma positiva e harmoniosa. Encontrado nas lojas em diferentes tamanhos e formatos, o espelho se encarrega de inovar a aparência do revestimento vertical e até mesmo criar sensações inéditas dentro de um espaço.

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como usar espelhos na decoração, mas o fato é que esse tipo de elemento costuma fazer toda a diferença no visual de um ambiente. Ao decorar a casa também é importante considerar o modelo de espelho utilizado, afinal, ele precisa ser coerente com a proposta predominante. Por exemplo, num ambiente contemporâneo é mais válido ilustrar as paredes com espelhos sem moldura, numa proposta bem suave a moderna.

Apesar de estarem presentes na decoração há milhares de anos, os espelhos continuam assumindo caráter decisivo na aparência dos ambientes residenciais. Quando usados da maneira apropriada criam um resultado charmoso e assumem um papel superior a qualquer outra peça decorativa.

PUBLICIDADE

A decoração com espelho representa a solução para diversos cômodos da casa, principalmente quando o espaço é limitado.  Salas de jantar, quartos, banheiros, corredores e hall de entrada são algumas das áreas internas beneficiadas com a instalação de espelhos nas paredes.

É interessante reforçar que o espelho não possui apenas finalidade estética na decoração, ele também é responsável por contribuir com a funcionalidade de determinados espaços. Confira a seguir algumas dicas e sugestões sobre como trabalhar com espelhos na composição de ambientes:

Espelho favorece a iluminação: devido aos seus reflexos, o espelho pode contribuir com a claridade do ambiente e deixá-lo mais iluminado. Para conseguir esse efeito é fundamental saber como posicionar a peça e dessa forma multiplicar a luz.

Espelho como truque para aumentar espaços: a peça representa uma forma de criar sensação de amplitude no ambiente decorado, representando uma dica interessante para cômodos pequenos que buscam maior visibilidade dentro de casa. No entanto, é necessário encontrar a posição ideal para o espelho, ele deve ser instalado numa parede neutra e que não fique bem diante da porta de entrada. A ampliação é um truque que funciona principalmente na sala.

PUBLICIDADE

Espelho com ou sem moldura: a versão emoldurada costuma ser usada com maior freqüência numa decoração clássica ou um pouco mais retrô, deixando o ambiente sofisticado. Já uma peça sem moldura e puramente contemporânea pode ser instalada na parede dentro de composições espelhadas bem interessantes e originais.

Cuidado com a posição: nem todo lugar é compatível com o espelho e algumas apostas podem interferir na privacidade do cômodo. Por exemplo, quando a peça decorativa é posicionada de forma inadequada num quarto, a atitude pode ser bem constrangedora. O espelho em nenhum momento pode comprometer o clima íntimo.

Composições com espelhos: para fugir do padrão ou básico, vale à pena apostar em peças arrojadas que possam ser instaladas em harmonia na parede. Uma proposta charmosa que promete inovar a aparência de um cômodo é o uso de espelhos redondos sem moldura numa composição. Lembre-se de que as peças precisam manter um equilíbrio para não sobrecarregar a decoração.

Lugares estratégicos para espelhos: alguns espaços da casa possuem maior compatibilidade com essas peças, como é o caso do final do corredor ou na parede principal da sala de jantar. Segundo as tradições do feng shui, o espelho é um elemento chave para decorar interiores, mas deve ser posicionado numa altura que não cause cortes nas imagens refletidas.

Aproveite as dicas de como decorar casa com espelhos e tenha bom gosto nas mudanças.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.