Menu

Decoração

Atualizado em 17 de maio de 2011, às 20:30 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração Com Talheres Dicas

decoração com talheres dicas Decoração Com Talheres Dicas

A decoração com talheres promete inovar o visual da mesa com muito estilo, beleza e elegância. As peças não precisam estar organizadas necessariamente como manda a etiqueta, mas sim demonstrar harmonia entre si quanto ao design, posicionamento e combinação com os demais itens da mesa.

Os talheres são elementos fundamentais para fazer as refeições, assumindo dessa forma caráter funcional e estético. Em primeiro lugar eles precisam de uma estrutura adequada e confortável para os convidados saborearem os pratos da refeição. Como se trata de peças que compõe a decoração de uma mesa, os talheres precisam ser visivelmente bonitos, com traços bem definidos e sofisticados.

Algumas pessoas sentem dificuldades para escolher talheres, ou seja, não sabem quais peças realmente combinam com a mesa ou ocasião. Quando se trata de arrumar uma mesa simples para o dia-a-dia, é recomendável escolher talheres discretos, fáceis de serem limpos e que permitem uma variedade de combinações.

decoração com talheres dicas 1 Decoração Com Talheres Dicas

É importante que a escolha dos talheres valorize as necessidades da mesa, tornando o visual mais bonito e prático. Os convidados não podem se sentir confusos na hora de usar os itens, então procure não colocar vários tipos de talheres individuais para fazer uma mesma refeição. Seja básico e objetivo sem que sua mesa decorada perca a elegância.

São muitas as sugestões para decorar com talheres que podem ser aproveitadas, basta usar o bom gosto e conhecer as tendências para montar uma mesa maravilhosa. As peças mais usadas para compor a decoração são as de inox, onde o visual prateado permite combinações com uma louça de porcelana e acrescenta um brilho sofisticado a refeição.

Os talheres usados para decorar uma mesa são basicamente garfos, colheres e facas. As peças são alinhadas com delicadeza ao lado dos pratos ou mesmo envolvidas em guardanapos.  O estilo de decoração que predomina na mesa é um fator muito importante para escolher as melhores peças, afinal, ele pode ser romântico, rústico ou mesmo fazer referencia a alguma ocasião especial, como almoço de páscoa ou natal.

As dicas para decorar mesa com talheres levam em conta o tipo de refeição, afinal, as mesmas peças usadas na decoração da ceia de natal não serão as mesmas de uma refeição informação organizada para receber os amigos. É necessário ter discernimento na hora de escolher, combinar e ajustar.

Além das clássicas peças em inox, é comum encontrar também talheres decorados que são usados para montar uma mesa. Na hora de elegê-los como elementos da decoração, tenha cuidado para não exagerar e adicionar acessórios desarmônicos. Lembre-se de que colheres, garfos e facas não precisam ser extravagantes para demonstrarem sofisticação, às vezes o charme mora mesmo no minimalismo de cada peça.

decoração com talheres dicas 2 Decoração Com Talheres Dicas

Na hora de optar pelo conjunto de talheres ideal, leve em conta o modelo de toalha de mesa, as cores predominantes e acabamento das louças. Para incrementar a mesa, aposte em velas ou flores e torne a refeição de uma data especial mais bonita e sofisticada.  A delicadeza na hora de decorar pode ser responsável por inovar a atmosfera de um determinado ambiente ou mesmo do próprio momento da refeição.

Tenha alguns cuidados especiais na hora de escolher e usar os talheres na decoração, tais como:

- selecione os talheres não apenas pela estética, mas principalmente pela funcionalidade. As facas precisam apresentar bom corte e os garfos não podem estar tortos;

- para se apropriar do mínimo de etiqueta para se servir, use os talheres na ordem de fora para dentro;

- cuidado com as peças com cabos coloridos, afinal, em algumas mesas que exigem um pouco mais de formalidade elas não são bem vindas;

- talheres de pratas são os mais indicados para uma mesa que exige certo refinamento da decoração;

- Na hora de organizar os talheres da mesa, procure deixar colher e faca do lado direito do prato, enquanto o garfo fica do lado esquerdo com os dentes voltados para cima.