Menu

Graduação e Pos Graduação

Atualizado em 13 de dezembro de 2010, às 20:30 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Curso De Desenho Industrial

curso de desenho industrial Curso De Desenho Industrial

O técnico em desenho industrial é um profissional que tem encontrado muitas oportunidades no mercado de trabalho, principalmente quando passa por uma capacitação reconhecida. Sua função na empresa consiste em desenvolver desenhos para produtos que serão fabricados e colocados a venda.

Criatividade, disciplina e organização são alguns fatores que precisam estar presentes no perfil do desenhista técnico. Cabe a esse profissional reproduzir a proposta da empresa, aliando uma idéia aos conhecimentos de sua área. Desenvolver protótipos não é uma tarefa simples, por isso o desenhista precisa receber uma formação apropriada para executar um bom trabalho.

A área de desenho industrial exige conhecimentos apropriados e atualização. Os profissionais precisam aprimorar suas habilidades para executar os projetos e trabalhar junto à equipe. Como esse segmento é competitivo, um desenhista com criatividade e conhecedor das novas tendências de design pode fazer toda a diferença.

As questões relacionadas ao design são extremamente exploradas ao longo do curso de desenho industrial. O visual de cada produto precisa seduzir o consumidor e cabe ao desenhista alcançar esse objetivo através das peculiaridades seus projetos. As empresas que fabricam máquinas, eletrônicos e eletrodomésticos são as principais empregadoras do profissional em desenho industrial.

A capacitação para desenho industrial está disponível em nível técnico ou superior, sendo que ambas as modalidades preparam o desenhista para encarar os desafios da carreira. Ao longo do curso, os alunos adquirem conhecimentos sobre processos industriais, materiais e técnicas de utilização, estética, desenho, CAD, entre outros.

Um bom desenhista industrial é aquele que se mantém atualizado sobre as novas tecnologias da sua área. Novos programas de computação gráfica para desenvolver protótipos estão sendo lançados e o profissional precisa conhecê-los para melhorar seu trabalho. Após uma faculdade de desenho industrial, o salário inicial é de R$ 1953,00.

Instituições de ensino técnico como Senai e Cefet capacitam desenhistas industriais para logo ingressar em cargos nas indústrias. Já o curso superior dura em média 4 anos e prepara os alunos de forma mais abrangente para trabalhar com o design de produtos.

Caso não saiba onde fazer curso de desenho industrial, confira as oportunidades de se formar pela UNESP ou USP, as melhores universidades públicas de SP. Outra sugestão é encarar o curso em faculdades como UNIP ou Estácio de Sá.

Conteúdo avaliado com média: