Curso superior grátis de Farmácia

Existem alguns meios de conquistar uma vaga na faculdade de Farmácia, sem ter que arcar com custos mensais. O modo mais conhecido talvez seja…

Por Élida Santos em 19/01/2012

Algumas instituições de ensino distribuem bolsas de estudos para quem vai bem no vestibular (Foto: Divulgação)

Existem alguns meios de conquistar uma vaga na faculdade de Farmácia, sem ter que arcar com custos mensais. O modo mais conhecido talvez seja por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), que distribui bolsas de estudos para todo o Brasil. Porém, só pode se inscrever no projeto do Governo Federal alunos que estudaram em escolas públicas, ou que tiveram bolsa integral em escolas particulares. Além disso, é preciso obter pontuação na avaliação acima da média nacional e ter renda per capta de R$ 933, em casos de bolsas de 100%, ou R$ 1.866, em situações que o benefício pretendido for 50% de descontos sob o custo mensalidade.

O Prouni oferece bolsas integrais para o curso de Farmácia (Foto: Divulgação)

Tratando especificamente da faculdade de Farmácia, os interessados podem se candidatar a bolsas integrais em praticamente todos os Estados da nação. A Universidade Paulista (Unip) de Campinas, interior de São Paulo, por exemplo, está ofertando por meio do programa 16 bolsas no sistema de cotas (8 para o período matutino e o restante para o noturno) e 29 para ampla concorrência (14 para manhã e 15 para noite). Para consultar a listagem completa de instituições que fornecem a graduação na área farmacêutica acesse o site  http://prouniportal.mec.gov.br.

Pode participar do Prouni quem fez Enem (Foto: Divulgação)

Os interessados em concorrer a uma bolsa de estudos, que garante o ingresso na universidade de maneira gratuita por meio do Prouni, deve se apressar, pois as inscrições só serão aceitas até as 23h59 de hoje, (19 de janeiro). Para participar do processo de seleção entre no portal eletrônico do Programa Universidade para Todos, escolha a instituição de ensino e preencha o cadastro solicitado. No dia 22 fevereiro, os candidatos pré-selecionados serão convocados e deverão entregar a documentação que comprove os dados informados no site do projeto.

Mas se você por algum motivo não realizou o Enem, ou não possui média suficiente para concorrer as bolsas integrais disponibilizadas pelo Prouni, não desista, pois algumas universidades concedem descontos de até 100% de acordo com o desempenho do estudante no vestibular. Por isso, entre em contato com as instituições de ensino superior que você conhece para saber sobre os eventuais descontos na mensalidade. Mas lembre-se que, para conquistar uma chance de efetuar um curso superior sem ter que pagar nada, é preciso muito empenho e persistência.

Top