Search

Cortes no orçamento, dicas para planejar

Cuidar das contas da casa não é uma tarefa fácil. Para que tudo fique em dia alguns cortes são necessários, leia e saiba mais.
Google plus

Organização é essencial para sempre ter dinheiro no bolso. (Foto:Divulgação)

Fazer um orçamento familiar não é uma tarefa fácil e mais difícil ainda é executá-lo da forma que deveria. Muitas vezes esse planejamento fracassa por uma simples razão, não basta controlar os gastos, é preciso refletir sobre a real necessidade deles. Para se ter um controle financeiro ideal, é importante fazer cortes em gastos com coisas supérfluas, mesmo que isso possa doer. Saiba como fazer isso de forma prática e eficaz.

Primeiro, é preciso estabelecer metas, mas desde que elas sejam condizentes com a verdade. Assim como em uma dieta, não adianta se impor limites impossíveis, pois você logo desanima. Para um plano de cortes ser bem realista, o ideal é focar em itens que mais pesam no orçamento. Com menos esforço, é possível ter uma redução de gastos diminuindo até 5% dessas categorias.

Lembre-se dos gastos sazonais e programe-se para eles. Presentes de Natal, férias, manutenção de carro, IPVA, etc, não ocorrem todos os meses, mas é muito fácil esquecer-se deles. Planejar é importante porque ao somar todas essas despesas, verá quanto isso tudo vai custar.

Não importa quão determinada é uma pessoa, se ela não formalizar esse processo de planejamento, ele em algum momento dará errado. Coloque sempre no papel o que for planejado, é uma maneira eficaz de evitar o esquecimento e cai em tentações.

Saiba mais sobre como fazer um planejamento ideal lendo: Aprenda a planejar o orçamento doméstico.

Alguns cortes são mais que necessários. (Foto:Divulgação)

Não desanime, por mais que seja difícil a insistência é importante. Lembre-se que todos nós falhamos em algum momento da vida, por isso, abrir mão do que já foi conquistado não levará a nada. Aprenda com os seus erros e siga em frente. Caso tenha problemas com metas, planeje alcançá-las a curto prazo, assim verá as coisas acontecerem com mais frequência e você ficará mais motivado.

A dica mestre de quem quer economizar e planejar melhor seu orçamento é gastar menos do que você ganha e, na hora de cortar algum gasto, elaborar uma lista do que você consegue ficar um tempo sem. Conheça as suas prioridades.

Tudo na ponta do lápis. (Foto:Divulgação)

Cuide melhor do seu orçamento como um administrador, saiba como lendo: Dicas para administrar o orçamento doméstico.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top