Tecnologia

Copo que detecta ‘boa noite Cinderela’

Por Isah

Não é de hoje que as pessoas caem no golpe do ‘boa noite cinderela’. Os criminosos normalmente agem em bares e baladas, colocando um tipo de sonífero na bebida da vítima em um momento de distração. A substância faz com que o indivíduo se torne vulnerável, por isso ele pode entregar os seus catões de crédito e até mesmo revelar senhas bancárias. Quando a vítima adormece, o golpe continua, podendo resultar em roubos de órgãos, sequestro, violência sexual, entre outros crimes.

O boa noite Cinderela é um golpe que faz milhares de vítimas. (Foto:Divulgação)

Pensando numa forma de evitar o ‘boa noite Cinderela’, um cientista americano criou um copo capaz de detectar a presença da droga na bebida.

O copo que detecta entorpecentes

Um estudante de engenharia desenvolveu um copo capaz de mudar de cor para alertar sobre a presença de drogas na bebida. O produto é feito de plástico e parece um copo como qualquer outro.

O nome do criador do copo que detecta o golpe do ‘boa noite Cinderela’ é Michael Abramson. Ele resolveu desenvolver o produto após ficar desacordado em uma festa, logo depois de tomar o primeiro drinque. O engenheiro não sofreu qualquer ferimento, mas suspeita que foi vítima de uma tentativa de roubo.

Ao detectar drogas, o DrinkSavvy muda de cor. (Foto:Divulgação)

O copo que detecta drogas recebeu o nome de DrinkSavvy. Para começar a fabricar o produto, Michael Abramson arrecadou US$ 50 mil em uma campanha de financiamento coletivo. O primeiro lote dos copos ficará pronto em setembro e será destinado às pessoas que doaram o dinheiro. Os americanos poderão comprar o produto em meados do ano que vem.

Abramson tem a intenção de trabalhar com a tecnologia que detecta entorpecentes em outros produtos, como mexedores de bebida, copos de vidro, garrafas e latas. No entanto, este é um projeto para o futuro.

Michael Abramson também desenvolveu canudos. (Foto:Divulgação)

Como funciona o DrinkSavvy?

Detectar a presença de drogas na bebida é quase que impossível afinal, as substâncias não apresentam cheiro, cor ou sabor. No entanto, o copo DrinkSavvy resolve o problema porque reúne componentes capazes de acusar a presença dos principais entorpecentes usados no golpe do boa noite Cinderela, como Rohypnol, cetamina e GHB. Abramson também desenvolveu um canudo com a mesma forma do copo.

Quando entra em contato com os entorpecentes, o DrinkSavvy muda de cor e fica totalmente vermelho. Sua reação é um sinal de alerta e imediatamente a pessoa percebe que está sendo vítima de uma tentativa de golpe.

Para desenvolver a tecnologia do copo DrinkSavvy, Abramson contou com a ajuda de John MacDonald, que já foi professor de química no Instituto Politécnico Worcester, nos Estados Unidos.

Recomendado para você

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Bradesco Mobile – Acesse sua conta Bradesco pelo seu celular

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *