Lavadora de roupas top load ou front load: qual escolher, dicas

Editorial MDT 11/07/2013 Tecnologia

Quem pensa que lavadora de roupa é tudo igual, está muitíssimo enganado. O local de abertura do cesto é um dos vários fatores que devem ser levados em conta antes de adquirir um novo produto, e está diretamente relacionado com outros pontos importantes, como o preço, capacidade de limpar bem a roupa e espaço disponível para instalação do aparelho. Fique por dentro do assunto e confira dicas para escolher entre a lavadora de roupas top load ou front load.

Antes de escolher o modelo da lavadora de roupa é preciso prestar atenção em detalhes importantes. (Foto: divulgação)

Lavadoras top load

São os modelos em que a abertura para o cesto é localizada na parte superior da máquina, que possui um eixo vertical. Esses modelos são os mais comuns e baratos, encontrados na grande maioria das lavadoras automáticas disponíveis no mercado.

Como a abertura fica na parte de cima da máquina, o utilizador acaba se sentindo muito mais confortável por não precisar se inclinar para colocar ou remover a roupa de dentro do aparelho, diferente do que acontece com as lavadoras front load. Outra vantagem é que a lavagem geralmente pode ser interrompida a qualquer momento, permitindo que sejam acrescentados produtos como sabão em pó ou amaciante.

Lavadoras front load

As lavadoras front load possuem um eixo horizontal, de modo que a abertura para o cesto de roupa fica na parte da frente da máquina. Geralmente esses produtos apresentam um design bastante contemporâneo e cheio de estilo, além de possuírem função dupla: são lavadoras que também servem como secadoras. Outro ponto importante a ser observado é o nível de barulho produzido durante as lavagens, que é consideravelmente menor do que as lavadoras top load.

As lavadoras top load são mais simples e geralmente não são secadoras. (Foto: divulgação)

Infelizmente a maioria desses modelos de máquina de lavar são mais caros e não permitem que o processo de lavagem seja interrompido no meio do ciclo, o que causaria o vazamento de água por toda área de serviço. Outro problema é que a necessidade de um espaço amplo, uma vez que existe o ângulo de abertura da porta.

Sistemas de lavagem

As vantagens e desvantagens não se limitam a características físicas, e o sistema de lavagem dos aparelhos é bem diferente. Nos modelos de lavadora com abertura frontal a lavagem se dá por tombamento, em que a roupa é movimentada de cima para baixo, seguindo uma direção contrária à água e resultando numa força de atrito capaz de remover até mesmo a sujeira mais difícil.

Por outro lado, a lavadora com abertura superior limpa por agitação ou turbilhonamento, em que tanto a roupa quanto a água são agitadas contra as paredes da máquina. Esse método proporciona uma penetração melhor do sabão nas fibras dos tecidos.

Nas lavadoras front load é preciso se abaixar para colocar e retirar a roupa da máquina. (Foto: divulgação)

As lavadoras de roupa top e front load se diferenciam tanto em aspectos físicos quanto no sistema de lavagem. O modelo mais indicado varia para cada situação, onde é preciso analisar fatores como o espaço físico disponível, a necessidade ou não de uma secadora e o preço.

Outros artigos