Menu

Saúde

Atualizado em 15 de abril de 2013, às 20:35
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Consumo de gordura pode provocar depressão

A depressão pode ser causada pela ingestão de altos índices de gordura ruim.

Comer alimentos com uma grande quantidade de gorduras trans e saturadas aumenta os riscos de depressão, de acordo com um estudo espanhol publicado nos Estados Unidos, confirmando os resultados de estudos anteriores que relacionam o consumo de comida rápida a esta doença da alma.

Leia mais sobre: Consumo de gordura pode causar depressão

 

 

 

602151 Consumo de gordura pode provocar depressão 01 Consumo de gordura pode provocar depressãoConsumo de comida rápida e gordura pode causar depressão (Foto: Divulgação)

Os estudiosos que fizeram parte do estudo também demonstraram que alguns itens, como por exemplo, o óleo de oliva, que são ricos em ácidos-graxos e ômega 3, podem combater as chances de ter problemas mentais. Autores dessa ampla pesquisa, que foi realizada pelas universidades de Navarra e Las Palmas de Gran Canaria, acompanharam e fizeram análise da dieta e o estilo de vida de cerca de 12 mil pessoas ao durante seis anos.

Consumidores de comida com gordura tem 48% mais chances de ter depressão

Quando o levantamento teve início nenhum dos participantes tinha diagnosticado de depressão. No final do estudo 657 tinham desenvolvido a doença. “Os participantes com um consumo elevado de gorduras trans (gorduras presentes em alimentos industrializados e na comida rápida) apresentaram até 48% de aumento no risco de depressão quando comparados com participantes que não consumiam estas gorduras”, revelou o chefe das pesquisas. Os cientistas observaram também que quanto maior o consumo de gordura trans, maiores os efeitos negativos na saúde das pessoas.

Saiba mais sobre: Conheça os benefícios da pimenta

 

602151 Consumo de gordura pode provocar depressão 03 Consumo de gordura pode provocar depressãoA depressão vem aumentando muito por conta da alimentação (Foto: Divulgação)

Gorduras poliinsaturadas fazem bem para a saúde

Os pesquisadores descobriram depois de muitas avaliações que as gorduras poliinsaturadas, são formadas de quantidades maiores de óleos de peixes e vegetais, estão associados a riscos menores de depressão. A pesquisa, que foi publicada na edição online do jornal PLoS ONE, destacou que o levantamento foi realizado com uma população europeia que possui uma ingestão relativamente baixa de gorduras trans,  formando somente 0,4% “do total de energia ingerida pelos voluntários. Mesmo nesse grupo os cientistas observaram que existe um risco de sofrer de depressão de cerca de 50%, disse o cientista Miguel Martinez.

602151 Consumo de gordura pode provocar depressão 02 Consumo de gordura pode provocar depressãoCuidado com o que come (Foto: Divulgação)

Cerca de 150 milhões de pessoas tem depressão

O estudo sobre a depressão apontou que cerca de 150 milhões de pessoas tem depressão. O aumento de pessoas com essa doença tem a ver com as mudanças radicais nas fontes de gorduras ingeridas em dietas ocidentais, onde as gorduras benéficas são substituídas pelas gorduras saturadas e trans, encontradas em carnes, na manteiga e em outros produtos, como massas de produção industrial e comida rápida.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.