Câncer de Pele: Previna-se

Muitas são as doenças que tem deixado a população assustada, porém, uma delas tem sido a causadora de muito desespero. O câncer é uma…

Muitas são as doenças que tem deixado a população assustada, porém, uma delas tem sido a causadora de muito desespero. O câncer é uma doença muitas vezes sem vestígios prematuros e quando descobertos já estão alastrados, trazendo desconsolo para os acometidos da doença.

Existem diversos tipos da doença e dentre eles, está o câncer de pele. O câncer de pele ou Cancro de Pele é um crescimento desordenado de células na pele, que pode ter várias causas, sendo um dos principais, a exposição longa aos raios ultravioletas intensos do sol ou de cabines de bronzeamento artificial. É um tipo muito comum encontrado nas pessoas.

Apesar de ser a exposição aos raios ultravioletas do sol, o principal responsável pelo aparecimento da doença, outros fatores também podem desencadear a doença, tais como: radiação ionizante, intoxicação por produtos do alcatrão, como por exemplo, o cigarro,  pré disposição genética,  etc…

Para se prevenir contra o câncer de pele, o ideal é evitar a exposição excessiva aos raios solares, usar filtro de proteção solar, chapéus, óculos escuros, guarda-sol e sempre procurar um médico dermatologista a qualquer sinal estranho ou diferente em sua pele.

Um diagnóstico precoce possibilita maiores chances de cura, então, não protele sua visita ao médico se tiver desconfiança de qualquer mancha na pele.

O câncer de pele está classificado da seguinte maneira: carcinoma basocelular, carcinoma de células escamosas ou espinalioma , doença de Bowen, melanoma, Sarcoma de Kaposi, dermatofibrosarcoma protuberante e carcinoma de células de Merkel.

Os vários tipos de câncer de pele representam juntos cerca de 60% de todos os tipos de cânceres.  Cerca de 75% das mortes por câncer de pele são causadas por melanoma. O câncer é uma doença agressiva e oportunista, não deixe de se prevenir contra esse mal.

Continuar Lendo  Tratamento Gratuito para Pessoas com Obesidade

O tratamento depende o tipo de câncer, a localização, a idade do paciente, se é primário. Geralmente a cirurgia é o tratamento mais indicando, passando por quimioterapias e radioterapias.

É necessário ter cuidado com a prevenção, pois essa é a melhor forma de evitar transtornos maiores e dolorosos, tanto para o paciente como para seus familiares. Prevenir é a melhor indicação!

Top