Menu

Saúde

Atualizado em 1 de abril de 2011, às 16:48 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Tratar a Anemia, Prevenção, Cuidados

Como Tratar a Anemia Prevenção Cuidados 300x219 Como Tratar a Anemia, Prevenção, Cuidados

A anemia é o tipo de desordem mais comum do sangue, e ocorre quando há falta de células sanguíneas vermelhas, ou quando essas células não possuem a quantidade necessária de hemoglobina, uma proteína rica em ferro que fornece ao sangue seu tom vermelho. Devido a essa deficiência o corpo acaba por não receber sangue rico em oxigênio, o que provoca a fadiga, falta de fôlego, tonturas, dor de cabeça, pele pálida e demais sintomas. Os principais tipos de anemia são; anemia da carência de ferro (anemia ferropriva), das carências de vitamina B12 (anemia perniciosa), das doenças crônicas, anemia falciforme, anemia aplástica, entre outras. Como se trata de um problema comum nós resolvemos selecionar aqui dicas para ajudar no tratamento da anemia. Aprenda agora como tratar a anemias formas de prevenção e os cuidados que você deve ter quanto à doença.

Estima-se atualmente que cerca de 90% das anemias sejam causadas por deficiência de ferro no organismo (anemia ferropriva). O ferro é um nutriente de suma importância no dia a dia dos indivíduos, pois contribui na produção das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para demais órgãos do corpo. Os sinais da carência de ferro são inespecíficos, sendo necessários uma série de exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico da doença. A melhor maneira de prevenir esse tipo de anemia é a alimentação diversificada e rica em proteínas e que naturalmente possuem ferro ou são enriquecidos com o nutriente.  Os alimentos indicados para essa prevenção são as carnes de qualquer tipo animal e o fígado. Entre os alimentos de origem vegetal, dê preferência as leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), aos grãos como nozes, açúcar mascavo, castanhas e as hortaliças como couve, agrião, salsa, etc.

Como Tratar a Anemia Prevenção Cuidados 1 300x224 Como Tratar a Anemia, Prevenção, Cuidados

Como tratamento para a anemia ferropriva deve se repor os estoques de ferro através de medicamentos receitados por um profissional, o sulfato ferroso é o sal mais indicado devido a sua facilidade de absorção e ao baixo custo. No entanto, esse sal pode trazer algumas inconveniências como náuseas, indigestão e diarréia. O sulfato férrico ainda pode ser substituído por um outro tipo de sal, o gliconato ferroso, que exige um tratamento mais prolongado devido ao menor número de ferro que ele contêm.  O ideal é que depois de adquirida a deficiência, o indivíduo se cerque de todos os cuidados possíveis, para garantir o recuperação total do organismo, de forma que o tratamento prescrito pelo médico não seja interrompido.

Como Tratar a Anemia Prevenção Cuidados 2 300x287 Como Tratar a Anemia, Prevenção, Cuidados

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.