Menu

Saúde

Atualizado em 22 de abril de 2013, às 13:20 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como saber se um corte precisa de pontos?

Os cortes são ferimentos que causam sangramento e muitas vezes necessitam de pontos para conter a hemorragia. Saiba mais sobre o assunto.

Existem diversas formas de nos machucarmos no dia a dia. Os cortes são os ferimentos mais comuns. Os acidentes podem acontecer tanto com adultos quanto com crianças, por isso é importante saber se um corte precisa de pontos ou não. Conheça os tipos de cortes e outras informações importantes na hora de avaliar um machucado.

611271 Os cortes profundos necessitam de pontos. Foto divulgação Como saber se um corte precisa de pontos? Os cortes profundos necessitam de pontos para estancar o sangramento. (Foto: divulgação)

Tipos de cortes

1. Superficiais: é o tipo de corte que o organismo consegue cicatrizar. No nosso sangue existem plaquetas e proteínas que formam coágulos interrompendo o sangramento. Porém, é preciso ter alguns cuidados após o surgimento dos ferimentos. A primeira atitude a ser feita é lavar as mãos com água e sabão antes de realizar o curativo. Em seguida, deve-se comprimir o corte com gaze ou pano limpo até que o sangue seja estancado e lavar o local com água e sabão. Essa atitude deve ser tomada com cuidado para não piorar a lesão.

2. Profundos: quando se trata de cortes profundos, é necessário estancar o sangramento. Em alguns casos, a hemorragia é tão intensa que é quase impossível conte-la. É preciso limpar bem a região com pano úmido até encontrar o local do ferimento. Em seguida, pressione com gaze ou pano limpo para estancar o sangue. Caso isso não aconteça, a pessoa deve ser encaminhada para o pronto socorro com urgência. Os cortes profundos necessitam de pontos para parar de sangrar, por isso o médico deve ser consultado.

611271 O curativo é essencial no caso de cortes. Foto divulgação Como saber se um corte precisa de pontos? O curativo é essencial para evitar infecções. (Foto: divulgação)

Veja também acidentes domésticos com crianças, o que fazer, primeiros socorros

Cuidados com cortes na cabeça

Os cortes na cabeça necessitam de cuidados redobrados. Eles geram sangramentos intensos devido ao grande número de vasos que se concentram na cabeça. Se o corte for superficial, basta lavar o local com água, sabão e comprimir o ferimento. Porém, os profundos necessitam de pontos feitos pelo médico.

Além disso, a pancada que gerou o corte na cabeça pode provocar sangramento no cérebro ou entre as membranas que o envolvem. Esses casos devem ser avaliados precocemente, para evitar que as estruturas cerebrais vitais sejam atingidas.

611271 É preciso ficar atento para cortes na cabeça. Foto divulgação Como saber se um corte precisa de pontos? É preciso ficar atento para cortes na cabeça. (Foto: divulgação)

Veja também como limpar os machucados 

Os cortes são ferimentos que provocam sangramentos leves a intensos. Dentre os tipos de cortes estão os superficiais, que são fáceis de conter a hemorragia, e os profundos que são mais difíceis de serem estancados e cicatrizados de forma natural. Dessa forma, quando o corte for profundo, o médico deve ser consultado para fazer os pontos e avaliar possíveis consequências.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.