Vinho tinto ajuda a emagrecer

Há tempos que a humanidade conhece os poderes do vinho tinto. São diversos os dados que demonstram a sua eficácia em relação à diminuição…

Por Editorial MDT em 22/04/2012

O vinho tinto traz grandes benefícios à saúde do indivíduo.

Há tempos que a humanidade conhece os poderes do vinho tinto. São diversos os dados que demonstram a sua eficácia em relação à diminuição do colesterol. Atualmente comprovaram o fato de que ele também auxilia no emagrecimento. Veja algumas informações a respeito do seu efeito emagrecedor.

História do vinho tinto

O vinho tinto, desde os primórdios foi considerado um ótimo parceiro para a medicina. Ele já foi receitado diluído em água e usado como tônico para colaborar com a alegria e afastar a depressão. Com o tempo, foi observado que quando ingerido diariamente, o vinho poderia colaborar com a longevidade. Porém, só no século 20 que surgiram as primeiras publicações que comprovaram o que, na prática, já era conhecido; combate o envelhecimento.

Composição do vinho tinto

O vinho tinto é rico em flavonoides e substâncias antioxidantes, em especial o resveratrol. Conheça algumas de suas ações:

  • Diminui o mau colesterol – LDL;
  • Eleva o bom colesterol – HDL;
  • Mantém a coagulação do sangue;
  • Combate os radicais livres;
  • Auxilia na manutenção de um metabolismo eficaz.

O vinho colabora no combate ao envelhecomento.

Compreendendo o segredo do vinho tinto

Para quem desconhece sua origem, o vinho tinto é provido de uvas prensadas. Após ocorrer o processo de preensão, o suco de uva é extraído e o restante será submetido ao processo de fermentação. Durante esse processo é mantido as cascas de uva, assim como as sementes, os galhos e a polpa. É a partir disso que a eficiência do vinho tinto é originada. O resveratrol compõe as cascas de uva e tem como função, defender as uvas contra a presença de fungos. Assim, como as cascas são também utilizadas durante o processo de fabricação do vinho tinto,  a propriedade antioxidante do resveratrol se mantém, o que explica seu poder no combate aos radicais livres.

De que forma o vinho tinto ajuda a emagrecer?

Durante o ano de 2008, cientistas alemães realizaram um estudo científico que comprovou a eficácia do resveratrol (componente do vinho tinto) no combate a obesidade.

A gordura do corpo é armazenada no interior de células denominadas adipócitos, que secretam hormônios, como por exemplo, a leptina. Esses hormônios são responsáveis em enviar a resposta de saciedade ao cérebro.

Após os estudos, os cientistas comprovaram que o resveratrol colaborava com a diminuição da proliferação dos adipocitos, tanto em número quanto em tamanho. Além disso, avaliaram que o resveratrol auxiliava o organismo a diminuir a capacidade de armazenar e gerar a gordura, que são grandes benefícios para quem deseja perder peso.

Estudos comprovaram que o vinho tinto auxilia no emgrecimento.

Como foi percebido, o vinho tinto traz grandes vantagens à vida dos indivíduos. Através de estudos, ficou comprovada a eficácia dele no combate a obesidade. Com certeza, vale a pena beber uma taça de vinho tinto por dia e usufruir dos seus benefícios.

Top