Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como saber se o PIS foi cadastrado

O número de inscrição do PIS serve para comprovar que você está cadastrado no programa e pode ser usado para realização de consultas e saques dos seus benefícios.

O PIS (Programa de Integração Social) visa promover a integração do empregado no desenvolvimento das empresas, melhorando assim a distribuição de renda. Ao se inscrever, o trabalhador recebe um número de inscrição, que o permite saber se ele foi cadastrado no PIS e realizar outros serviços.

Confira: Cadastrar PIS via internet – cadastro PIS/PASEP da Caixa.

Como fazer o cadastro no PIS

499887 Como saber se o PIS foi cadastrado Como saber se o PIS foi cadastrado A finalidade do PIS é promover uma melhor distribuição de renda, integrando o trabalhador ao desenvolvimento da empresa. (Foto: Divulgação)

Caso se comprove que ele não está cadastrado no programa e no PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), cabe ao empregador solicitar sua inscrição, em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Para isso, ele deve providenciar o Documento de Cadastramento do NIS (DCN), que precisa ser preenchido em duas vias e entregue em uma das unidades do banco.

Além deste documento, é necessário apresentar o Cartão de Inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da empresa ou se for pessoa física, Comprovante de Matrícula no Cadastro Especifico do INSS.

>Saiba como consultar abono salarial online.

Comprovante de cadastramento

499887 Como saber se o PIS foi cadastrado2 Como saber se o PIS foi cadastrado O cadastro no PIS deve ser feito pelo empregador em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação)

Após a inscrição no programa, é encaminhado ao trabalhador o comprovante de cadastramento, documento que contém o seu número de inscrição no PIS e os dados básicos de identificação do trabalhador. Ele precisa ser guardado, já que o número do PIS é solicitado a cada novo emprego e, além disso, ele serve para comprovar que a pessoa está cadastrada.

O número também pode ser usado para realizar consultas e saques de benefícios sociais administrados pela Caixa, como o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), abono salarial e seguro-desemprego. O serviço de consulta está disponível no site do Banco. Basta acessá-lo, clicar na opção “Consulta o pagamento” e informar o seu número de inscrição no PIS e a sua senha (caso não tenha senha, clique no botão “Cadastrar Senha”).

499887 Como saber se o PIS foi cadastrado1 Como saber se o PIS foi cadastrado O número de cadastramento permite ao trabalhador realizar a consulta e o saque dos seus benefícios. (Foto: Divulgação)

O trabalhador que perder o seu comprovante de cadastramento pode solicitar a segunda via do documento em qualquer agência da Caixa, tendo em mão sua Carteira Profissional com anotação do código do PIS ou outro documento que o identifique como titular.

Na página da Caixa Econômica Federal você pode obter outras informações sobre o assunto e, assim, esclarecer as suas dúvidas. Além disso, o site oferece uma variedade de serviços, como o calendário de pagamento do abono salarial e dos rendimentos do PIS. A data do pagamento varia de acordo com a data de nascimento do trabalhador. Por isso, faça sua consulta agora mesmo e veja quando você terá o direito de receber os seus benefícios.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL