Você já conhece a Dieta do Carboidrato? Clique Aqui X

Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como montar uma horta em casa – Fotos e modelos

Mais do que um interessante passatempo, ter uma horta em casa é sinônimo de uma saúde mais equilibrada e com mais sabor aos alimentos. Saiba como fazer a sua seguindo nossas dicas:
0 5 Votos 0 - Votar

Produzir hortaliças em casa, sem sombra de dúvidas é uma excelente e muito prazerosa terapia. Além de obter o benefício de um passatempo agradável e muito tranquilizante, você poderá usufruir de alimentos livres de tratamentos tóxicos, o que sem sombra de dúvidas é um enorme diferencial para a saúde. Aprenda como montar uma horta em casa com fotos e modelos para você usar em sua casa.

hortas+casa Como montar uma horta em casa   Fotos e modelosSaiba como montar sua horta em casa

Como montar uma horta em casa – Fotos e modelos

Para você que mora tanto em casa como em apartamento, são inúmeras as opções de montagem de horta, de modo que você poderá escolher a que mais se adéque ao espaço disponível. Saiba mais sobre como montar uma horta em casa:

Primeiros passos

Antes de optar pela montagem de uma horta em casa, devemos levar em consideração o espaço onde o ambiente das hortaliças será disposto. É de extrema importância que o local seja bem arejado e iluminado pelo sol, caso contrário, é impossível a manutenção da vida das plantas.

O sol é imprescindível na manutenção vital de qualquer ser vivo

O cantinho da horta também deve ser plano, para que o risco de inundações, causadas tanto pela chuva como por intermédio do regador, seja menor.  É importante também lembrar que deixar as pequenas plantas longe de sombras de paredes ou de outros objetos, é necessário para que absorvam mais energia solar.

Montagem

Antes de iniciar a montagem, escolha o recipiente ou o local onde serão dispostas as sementes ou raízes da planta. Em caso de criações no ambiente externo de casa, lembre-se de nunca cimentar os canteiros com materiais de alvenaria (cimento, cal, argamassa, etc.), posto que isto permite o desequilíbrio do solo.

Não utilize materiais de alvenaria para não causar desequilíbrios no solo

É válido lembrar que a terra deve ser muito bem preparada e enriquecida com matéria orgânica. Para fazer isto, utilize-se de restos de cascas de ovos, frutas ou verduras, batendo-as no liquidificador com água e misturando posteriormente.

Ao montar uma horta doméstica, comece inserindo no fundo do recipiente as pedras de argila expandida, que possibilitam a drenagem para que a planta não fique encharcada. Feito, acima delas insira a manta de bidim, bem disposta para que a terra não a ultrapasse.

Preencha com a terra adubada o fundo do local e faça pequenos buracos para a inserção das novas raízes. Cubra novamente com mais terra e regue as mudas diariamente.

Modelos

Confira as fotos de alguns modelos para servir-lhe de inspiração na hora de montar a sua horta em casa.

Ideal para ambientes externos, os modelos de parede são muito sofisticados
Itens domésticos também podem virar recipientes para hortas
Se você mora em apartamento, também é possível fazer uma horta na sacada
Utilizando a criatividade, até calhas podem servir de abrigo para suas mudas
Caixotinhos de madeira também garantem um toque especial ao ambiente

Use e abuse de sua criatividade para cuidar de sua saúde e alimentação, aderindo à montagem das hortas em casa. Veja no vídeo abaixo ótimas dicas e um passo a passo para que você faça em casa a sua horta. Confira:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL