Menu

Decoração

Atualizado em 2 de agosto de 2012, às 10:20 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como limpar pisos de madeira, dicas

Dicas para limpar pisos e carpetes de madeira: soluções caseiras e simples são suficientes para evitar danos ao piso e tirar manchas

Revestimentos de carpetes e pisos de madeira são materiais naturais, que estão sujeitos à umidade e podem aumentar ou diminuir de tamanho conforme o período do ano e as condições climáticas. Para limpar são necessários alguns cuidados para evitar que a água ou produtos de limpeza danifiquem o piso.

496768 piso de madeira 1 Como limpar pisos de madeira, dicasA limpeza é fácil de fazer e não necessita de muitos produtos (Foto: divulgação)

Produtos para limpar pisos de madeira

Na hora de fazer a limpeza dos pisos e carpetes não é necessário gastar com produtos caros. Pode-se usar o aspirador de pó, impedindo que o tubo de sucção encoste-se ao piso, além de vassouras de cerdas macias ou de pelo. Uma vez por semana, umedeça um pano em água com duas gotas de detergente neutro, torça bem e passe sobre o chão. Evite que caia água sobre o piso e não a utilize em demasia.

496768 piso de madeira Como limpar pisos de madeira, dicasAlguns pisos nem precisam ser encerados (Foto: divulgação)

Outra opção para tirar a sujeira são os produtos feitos com amoníaco. Para cada litro de água é necessário colocar três colheres da solução à base de amoníaco. O segundo passo é encerar, mas somente para os pisos e carpetes que podem receber a cera.  Se isso for feito sem necessidade pode levar à formação de uma camada de gordura por cima do piso, o que fará com que a limpeza fique mais complicada. Quando deixar cair algum líquido sobre a madeira seque rapidamente e se for um alimento gorduroso, pode recorrer a uma mistura simples de água e sabão neutro.

496768 piso de madeira 2 Como limpar pisos de madeira, dicasPara manchas de caneta use o álcool (Foto: divulgação)

O que não pode ser usado

Alguns produtos são “proibidos” porque além de riscar o revestimento causam manchas. São eles: água sanitária, saponáceos, produtos abrasivos e palhas de aço. Caso o piso ou carpete esteja sujo com tinta, graxa ou verniz é possível utilizar produtos como o thinner, o querosene e o aguarraz para remover as manhas, porém também existe o risco de que estraguem o piso.

Confira também:

Pisos em Madeira – Fotos, Preços

Como limpar diferentes tipos de pisos

Para tirar resíduos de cola, mercúrio e tinta de caneta pode ser usado o álcool. Já se você derrubar café ou refrigerante e manchar o piso, uma solução de água com detergente neutro resolve o problema. Vale também para manchas de batom, vinho e suco de uva. Se por um acaso você derrubar o esmalte de unhas, a acetona é a solução. Com estas dicas, você pode limpar o seu carpete ou piso de madeira corretamente, evitando danos.