Bem Estar

Como limpar pisos de madeira, dicas

Revestimentos de carpetes e pisos de madeira são materiais naturais, que estão sujeitos à umidade e podem aumentar ou diminuir de tamanho conforme o período do ano e as condições climáticas. Para limpar são necessários alguns cuidados para evitar que a água ou produtos de limpeza danifiquem o piso.

A limpeza é fácil de fazer e não necessita de muitos produtos (Foto: divulgação)

Produtos para limpar pisos de madeira

Na hora de fazer a limpeza dos pisos e carpetes não é necessário gastar com produtos caros. Pode-se usar o aspirador de pó, impedindo que o tubo de sucção encoste-se ao piso, além de vassouras de cerdas macias ou de pelo. Uma vez por semana, umedeça um pano em água com duas gotas de detergente neutro, torça bem e passe sobre o chão. Evite que caia água sobre o piso e não a utilize em demasia.

Alguns pisos nem precisam ser encerados (Foto: divulgação)

Outra opção para tirar a sujeira são os produtos feitos com amoníaco. Para cada litro de água é necessário colocar três colheres da solução à base de amoníaco. O segundo passo é encerar, mas somente para os pisos e carpetes que podem receber a cera.  Se isso for feito sem necessidade pode levar à formação de uma camada de gordura por cima do piso, o que fará com que a limpeza fique mais complicada. Quando deixar cair algum líquido sobre a madeira seque rapidamente e se for um alimento gorduroso, pode recorrer a uma mistura simples de água e sabão neutro.

Para manchas de caneta use o álcool (Foto: divulgação)

O que não pode ser usado

Alguns produtos são “proibidos” porque além de riscar o revestimento causam manchas. São eles: água sanitária, saponáceos, produtos abrasivos e palhas de aço. Caso o piso ou carpete esteja sujo com tinta, graxa ou verniz é possível utilizar produtos como o thinner, o querosene e o aguarraz para remover as manhas, porém também existe o risco de que estraguem o piso.

Confira também:

Pisos em Madeira – Fotos, Preços

Como limpar diferentes tipos de pisos

Para tirar resíduos de cola, mercúrio e tinta de caneta pode ser usado o álcool. Já se você derrubar café ou refrigerante e manchar o piso, uma solução de água com detergente neutro resolve o problema. Vale também para manchas de batom, vinho e suco de uva. Se por um acaso você derrubar o esmalte de unhas, a acetona é a solução. Com estas dicas, você pode limpar o seu carpete ou piso de madeira corretamente, evitando danos.

Recomendado para você

Bem Estar

Programa Celso Portiolli Construindo Um Sonho

Bem Estar

Receita de escondidinho vegetariano

Bem Estar

Espelhos Para Salão De Beleza Preços, Onde Comprar

Beleza

Perfumes Franceses Mais Famosos – Femininos e Masculinos

Comentários

Uma resposta para “Como limpar pisos de madeira, dicas”

  1. ronaldo tavares peixoto disse:

    como limpar piso de madeira apos pintura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *