Como fazer intercâmbio grátis 2014?

PUBLICIDADE

Nenhuma pessoa consegue crescer, descobrir suas potencialidades e ampliar a sua visão de mundo se passa toda a sua vida em um mesmo lugar. Ela precisa colocar o pé na estrada, fazer cursos e conhecer pessoas. Uma forma de descobrir novos horizontes para a vida é fazendo intercâmbio.

O intercâmbio permite vivenciar novas experiências fora do país. Ao passar uma temporada no exterior, o intercambista amplia os seus conhecimentos sobre uma nova língua, experimenta uma nova cultura, faz amizades e até mesmo adquire uma experiência internacional de trabalho.

Quem faz intercâmbio conta com várias vantagens, afinal, adquire mais fluência em outro idioma, estuda nas melhores universidades, amplia a bagagem cultural, faz estágio com reconhecimento internacional, aumenta a rede de contatos e passeia por novos lugares.

PUBLICIDADE

Há muitas operadoras de intercâmbio no Brasil. Os planos comercializados incluem hospedagem e transporte, além do que também podem garantir ao intercambista a oportunidade de fazer um curso no exterior ou ocupar uma vaga de emprego. No entanto, nem todas as pessoas possuem dinheiro sobrando para investir numa viagem de intercâmbio, por mais que o valor possa ser financiado.

As pessoas que não podem pagar um plano de intercâmbio devem conhecer as possibilidades de fazer intercâmbio grátis. Há muitos programas que levam os brasileiros para o exterior, principalmente com o objetivo de facilitar a conquista de um diploma com reconhecimento internacional. A viagem, por sua vez, é totalmente custeada pela iniciativa.

Os programas que oferecem vagas de intercâmbio gratuito normalmente possuem exigências, como bom desempenho escolar ou acadêmico e fluência em inglês. Em alguns casos, o intercambista precisa comprovar baixa renda.

Programas de intercâmbio grátis

Confira a seguir como fazer intercâmbio grátis através de programas específicos:

Ciência sem Fronteiras

O Ciência sem Fronteiras é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo no exterior através de intercâmbio. Os estudantes seguem viagem para fazer graduação-sanduíche, mestrado profissional, doutorado e até pós-doutorado. Diversas áreas são contempladas com a iniciativa, tais como Engenharias, Ciências biomédicas, Energias Renováveis e Tecnologia.

PUBLICIDADE

O Ciência sem Fronteira tem vagas para bolsistas em todos os cantos do mundo, graças a parceria com diversas instituições de ensino, institutos de pesquisa e programas de intercâmbio. Os brasileiros podem estudar nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, China, Alemanha, Espanha, entre muitos outros países.

Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores é destinado aos estudantes do ensino médio da rede pública. A cada ano, a iniciativa escolhe 35 alunos para participar de uma experiência de intercâmbio nos Estados Unidos com duração de três semanas. Todos os gastos, como passagens aéreas, hospedagem, alimentação e são custeados pela embaixada norte-americana e seus parceiros.

Para ser aprovado no concurso “Jovens Embaixadores”, o candidato precisa ter inglês fluente, excelente desempenho acadêmico e pertencer a uma classe socioeconômica menos favorecida. Ele precisa passar em uma prova oral e escrita. O processo seletivo também inclui visitas às residências.

Ganhe o Mundo

O estado de Pernambuco mantém um programa de intercâmbio gratuito chamado Ganhe o Mundo. A iniciativa envia estudantes do Ensino Médio para Estados Unidos, Canadá, Espanha, Chile, Uruguai, Nova Zelândia, entre outros países. Os interessados nas vagas devem estar matriculados em cursos de idiomas oferecidos pelas escolas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.