5 temperos que fazem bem para saúde

  Nada melhor do que se deliciar num banquete cheio de sabores! Contudo, o que muita gente pensa é que, nem sempre o que…

Temperos

 

Nada melhor do que se deliciar num banquete cheio de sabores! Contudo, o que muita gente pensa é que, nem sempre o que é gostoso, é saudável. Saiba que é possível juntar o útil ao agradável!

Pesquisas mostram que receitas saborosas, feitas com os ingredientes certos, ainda podem ajudar a manter a saúde. O interessante é que, não é necessário que o ingrediente em questão seja o principal do prato; eles podem ser adicionados apenas para dar mais sabor, e ainda assim fazer muito bem à saúde.

Confira, a seguir, algumas dicas de alimentos que valem a pena serem adicionados nas receitas!

CEBOLA:

Esse parente do alho possui fibras, vitamina C, complexo B, e mais algumas substâncias que ajudam a manter os níveis sanguíneos de açúcar (glicemia) e gordura (colesterolemia) dentro do adequado, além de possuir baixo valor calórico (aproximadamente 17 calorias a cada 100 gramas de cebola).

Além da vitamina C, a cebola apresenta a quercitina, um outro antioxidante que, juntos, podem ajudar na prevenção de doenças como o câncer e aterosclerose (que pode causar o infarto agudo do miocárdio).

É interessante que esse condimento seja consumido na forma crua, afim de que suas propriedades sejam conservadas.

ALHO:

Pode ser muito útil aos hipertensos, pois estudos indicam que o consumo regular dessa planta pode reduzir os níveis pressóricos, devido à ação dos compostos de sulfetos alílicos, que também sãos os responsáveis pelo cheiro inconfundível desse tempero.

Também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, pela ação das vitaminas do complexo B. É recomendado que, por dia, sejam consumidos dois dentes de alho.

PIMENTA:

Possui a capsaicina, que pode variar sua concentração de acordo com o tipo de pimenta. Essa substância é a responsável pela sensação de calor na boca quando mastigamos esse fruto, mas que também tem a capacidade de aumentar a taxa metabólica, podendo complementar uma alimentação balanceada e atividade física no objetivo de queimar calorias e emagrecer.

Pimentas

Dos cinco condimentos aqui apresentados, o alho, a cebola e a pimenta são os únicos que apresentam confirmação científica, enquanto que os outros, apesar de diversos relatos sobre seus benefícios e indicação de especialistas, ainda não tiveram seus benefícios comprovados. Estudos já estão em andamento para que, num futuro ainda próximo, os benefícios dessas outras plantas sejam comprovados cientificamente.

Continuar Lendo  O gengibre ajuda a emagrecer

ALECRIM:

Possui propriedades que ajudam na digestão. Ainda apresenta característica diurética, que melhora o funcionamento dos rins e a circulação, além de ser muito aromático e deixar qualquer prato com um gostinho muito mais especial. Apesar de não comprovada, há a crença de que essa planta possa trazer complicações para a gestação, sendo então recomendado que não seja consumido por gestantes.

ORÉGANO:

Apesar de ser comumente consumido na forma desidratada, o orégano fresco, além de mais aromático, apresenta melhor preservação de suas propriedades benéficas.

Possui atividade de fatores que facilitam a digestão e ainda possui antioxidantes naturais, que combatem os radicais livres e previnem doenças como as cardiovasculares, câncer e o envelhecimento precoce.

 

Condimentos

Use e abuse dos temperos que fazem bem a saúde. Bom apetite!

Top