Menu

Moda

Atualizado em 20 de fevereiro de 2012, às 7:40 por Stéfany Leitão
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como escolher o óculos de sol ideal

Conheça algumas dicas para escolher o modelo de óculos de sol que mais se adéqua a seu rosto.

Óculos de sol é algo extremamente útil, pois além de proteger os nossos olhos dos raios solares, ainda combate o desconforto provocado pelo excesso de claridade e em algumas ocasiões nos ajuda até mesmo no trânsito, na hora de dirigir contra um sol que vem bem em direção aos olhos, impedindo que semáforos e outros objetos do trânsito sejam visualizados.

Além de toda a utilidade e conforto proporcionados por um bom óculos de sol, ele também contribui para o look, compõe o visual e complementa as roupas, criando um jogo harmonioso e bonito. O problema em usar óculos de sol é escolher qual o modelo ideal para seu tipo de rosto e nariz, pois cada modelo de óculos possui suas particularidades que podem favorecer ou desfavorecer um rosto. Confira algumas dicas de como escolher o óculos perfeito para seu tipo de rosto:

395758 Oculos correto para rosto Oval. Como escolher o óculos de sol idealOculos correto para rosto Oval.

Rosto oval

O rosto oval é um dos que combinam com quase todos os tipos de armação, principalmente as que são redondas e ovaladas.

395758 oculos de sol certo rosto moda vivamais 533 rosto redondo Como escolher o óculos de sol idealArmação correta para rosto redondo.

Rosto redondo

Aqueles que possuem testas e rosto arredondados devem optar por uma armação que possua um formato quadrado ou retangular, principalmente as de hastas grossas. As lentes devem ser preferencialmente de tons claros, que aumentam a área do rosto que será ocupado pelo óculos de sol, o que ajuda a disfarçar o volume que fica acima e abaixo da peça.

395758 oculos de sol certo rosto moda vivamais 533 rosto triangular Como escolher o óculos de sol idealOculos correto para rosto triangular.

Rosto triangular

Este tipo de rosto possui o queixo mais afunilado e por isso combina com armações mais estreitas. O rosto triangular pede um óculos que não seja muito para baixo e que possua hastes em evidencia, principalmente acima da linha dos olhos, para deixar o conjunto mais harmonioso.

395758 oculos de sol certo rosto moda vivamais 533 rosto quadrado Como escolher o óculos de sol idealArmação ideal para rosto quadrado.

Rosto quadrado

O rosto quadrado possui como maior característica a testa e o queixo mais largos, com um maxilar saliente. A armação que cai bem neste tipo de rosto é a que possui lente retas na parte de baixo, com as laterais ligeiramente ovaladas, que ajudam a suavizar o contorno mais rígido do rosto quadrado.

395758 oculos de sol certo rosto moda vivamais 533 nariz largo Como escolher o óculos de sol idealOculos de sol correto para nariz largo.

Nariz largo

Pessoas com nariz largo devem usar óculos em que a ponte (a parte central da armação que fica sobre o nariz) seja mais alta e estreita.

395758 oculos de sol certo rosto moda vivamais 533 nariz pequeno Como escolher o óculos de sol idealArmação ideal para nariz pequeno.

Nariz pequeno

Rostos que possuem um nariz pequeno devem apostar nas armações com pontas mais altas e arredondadas, que dá uma impressão de aumentar o nariz.

395758 oculos de sol certo rosto moda vivamais 533 nariz grande Como escolher o óculos de sol idealModelo de armação que combina com nariz grande.

Nariz grande

Para disfarçar o nariz grande, a melhor opção são os óculos que possuam a ponte clara, ou mais baixa do que a linha da parte superior da armação, o que acaba suavizando um pouco o tamanho do nariz.

A dica na hora de um comprar um desses modelos de óculos, é escolher uma armação que se ajuste bem ao rosto e que não se mova quando você sorri ou faça algum movimento.

As mulheres que possuem sobrancelhas mais espessas devem escolher modelos de óculos que delineie os fios por dentro, suavizando a sobrancelha e deixando o rosto mais harmonioso. Já as sobrancelhas mais retas e finas pedem por armações e lentes mais escuras, que vão realçar os fios, dando uma impressão de mais volume.