Menu

Notícias

Atualizado em 20 de junho de 2012, às 10:05 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como desentupir o nariz do bebê

É muito comum os bebês apresentarem nariz entupido. Conheça algumas receitas que irão ajudar no alívio desse sintoma.
470147 O nariz entupido e um sintoma muito comum entre os bebês. Como desentupir o nariz do bebêO nariz entupido é um sintoma muito comum entre os bebês.

O nariz é a porta de entrada do sistema respiratório. Em alguns casos, ele é o local de início da infecção na criança, o que resulta num aumento na produção de secreção, como forma de combater a agressão pelo agente infeccioso.

O resultado desse problema será o entupimento da cavidade nasal infantil, que costuma trazer grande desconforto, podendo ocasionar outros problemas como rejeição da alimentação e perda da qualidade do sono. Para saber lidar com esse sintoma tão comum, confira algumas dicas de receitas para desentupir o nariz do bebê.

Conheça algumas receitas de chá para acabar coma congestão nasal.

Banho morno pode ajudar

Uma boa dica para ajudar o nariz do pequeno a desentupir é banhá-lo em água morna. Durante essa prática, o vapor acumulado no banheiro irá facilitar na eliminação das secreções do nariz do bebê. Depois disso, basta secá-lo e agasalhá-lo, evitando as alterações de temperatura.

Utilize as “bombinhas”

Para retirar a secreção acumulada do nariz do bebê, utilize as “bombinhas”, que podem ser encontradas em qualquer farmácia. Elas possuem forma de pera e, geralmente, tem um bico transparente na ponta. Para obter um bom resultado, basta apertar a bombinha de borracha, antes de colocar nas narinas do pequeno. Em seguida é só introduzi-la, para depois, soltá-la, devagar. Toda a secreção acumulada ficará armazenada na bombinha.

470147 Faça udo de combinhas para ajudar a limpar as secreções acumuladas no nariz do bebê. Como desentupir o nariz do bebêO uso de bombinhas ajuda a limpar as secreções acumuladas no nariz do bebê.

O eucalipto é um ótimo aliado

Uma maneira natural para aliviar o nariz entupido do bebê é utilizar a aromaterapia. Para realiza-la é simples! Basta colocar um litro de água morna em uma vasilha e adicionar 2 gotas de óleo essencial de eucalipto. Depois de pronto, coloque a vasilha no quarto do bebê e deixe-a próxima do pequeno. Ela ajudará a umidificar o ar, facilitando a respiração.

Reposicionar a cabeça do bebê

Em alguns casos, colocar uma almofada ou um travesseiro embaixo do colchão do bebê pode auxiliar no desentupimento do nariz do pequeno. Pois assim a cabeceira fica mais elevada, evitando que as secreções fiquem acumuladas nas vias aéreas.

Não faça uso de medicamentos

Diante de um bebê com nariz entupido, o mais indicado é buscar a orientação de um médico especialista antes de iniciar o uso de qualquer medicamento, uma vez que essa atitude poderia ocasionar graves consequências futuras.

470147 Evite o uso de medicamentos sem a orientaão de um médico especialista. Como desentupir o nariz do bebêEvite o uso de medicamentos sem a orientação de um médico.

O nariz entupido é um sintoma muito comum entre os bebês. Porém, é preciso ter um cuidado especial para que não aconteçam complicações. O conselho é colocar em prática todas as dicas de receitas que podem auxiliar no desentupimento do nariz do pequenino, lembrando-se de nunca usar de medicamentos sem o consentimento de um especialista.

Leia também: Dicas de como fazer o bebê parar de chorar – como acalmar o bebê.