Chá para Congestão Nasal

Congestão Nasal ou nariz entupido como é popularmente conhecido é um sintoma que costuma aparecer no inverno, mas pode aparecer em qualquer estação do…

Por Redacao em 18/06/2011


Congestão Nasal ou nariz entupido como é popularmente conhecido é um sintoma que costuma aparecer no inverno, mas pode aparecer em qualquer estação do ano. A congestão nasal é uma inflamação da mucosa que reveste o nariz, isso acontece devido à dilatação dos vasos sanguíneos nesse local, enfim, essa dilatação dificulta a passagem do ar e favorece a obstrução nasal.

A congestão nasal poderá ter diferentes causadores: infecções respiratórias, como gripes e constipações, sinusites, pólipos nasais, tumores, álcool e tabaco, entre outros.

Independente da causa esse sintoma é extremamente incomodo, partindo desse princípio resgatamos algumas receitinhas naturais para desobstrução nasal, ou seja, algumas medidas caseiras para ajudar a fluidificar o muco e as secreções nasais.

Chá Polígala

Consta na lista de plantas e remédios naturais regulamentados pela ANVISA.

Este chá também atua como um expectorante natural, a partir de uma planta não muito conhecida a polígala, nome científico Polygala Senega.

Ingredientes:

4,5 g equivalente a uma colher e meia de sopa da raiz da polígala

150 ml equivalente a uma xícara de chá de água.

Modo de Preparo:

Leve a água ao fogo até levantar fervura, desligue e coloque a raiz da polígala, abafe por alguns minutos.

Você pode tomar o chá de 3 a quatro vezes por dia.

Altas doses do chá podem provocar vômitos, diarréias e/ou problemas gastrintestinais.

Um Chá antigripal também pode resolver o problema de congestão nasal, segue uma receita que é tiro e queda:

Chá Antigripal

Ingredientes:

4 folhas de hortelã

1 colher de mel

3 rodelas de limão

1 pedaço de gengibre

1 e ½ xícara de água

Modo de Preparo:

Pique o gengibre e coloque em uma panela pequena com o mel, limão, folhas de hortelã e água.

Cubra os ingredientes com a água, leve ao fogo e ferva por 3 minutos. Após deixe repousar por 5 minutos com a panela tampada. Coe e tome quente.

Tome duas vezes por dia

Infusão para Congestão Nasal

Ingredientes:

Uma solução de álcool com aproximadamente ¼ de litro.

3 pedras de cânfora

1 galho de arruda

1 galho de alecrim

Folhas de eucalipto cheiroso

2 buchinhas paulista

Modo de Preparo:

Deixe a infusão descansar no mínimo por 24 horas. Depois umedeça um pano limpo e cheire. È uma ótima receita para desobstruir as vias nasais e aliviar os sintomas da congestão.

Simples mudanças de hábito podem aliviar muito os sintomas por isso beba muito líquido, tenha sempre por perto rinosoro, sorine ou afins, outra dica interessante é dormir de lado, preferencialmente do lado direito. Um nebulizador em casa também alivia muito os sintomas. Chá e infusão com ervas medicinais têm o objetivo de sanar ou aliviar os sintomas, caso persista os sintomas procure um médico.

Essas receitas caseiras visam aliviar os sintomas causadores da congestão nasal, em nenhum momento podem substituir remédios ou tratamento. Se você segue algum tipo de tratamento ou toma medicamentos para este fim, consulte o  seu médico antes de ingerir qualquer substância por mais que pareça inofensiva.

Top