Menu

Saúde

Atualizado em 7 de agosto de 2012, às 9:55
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Castanha de cotia: benefícios, como consumir

Conheça os benefícios oferecidos pelo consumo da castanha de cotia e veja qual a melhor forma de consumi-la sem perder suas propriedades nutricionais.

A castanha de cotia possui propriedades nutricionais semelhantes a castanha de caju e castanha-do-pará. Ela possui muitos benefícios para a saúde e deve ser consumida de forma correta, para que não perca suas propriedades nutricionais. Saiba mais sobre o assunto.

498334 A castanha de cotia atua na prevenção de várias doenças como as cardiovasculares. Castanha de cotia: benefícios, como consumir A castanha de cotia atua na prevenção de várias doenças, como as cardiovasculares. (Foto: divulgação)

Benefícios da Castanha de Cotia

Um estudo desenvolvido na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de São José do Rio Preto, identificou as propriedades nutricionais e os benefícios da castanha de cotia para a saúde. O estudo foi feito pela pesquisadora Tainara Costa Singh, do Programa de Engenharia e Ciência de Alimentos.

A castanha de cotia é um fruto que pode ser encontrado na região Norte do Brasil. Ela possui as mesmas propriedades nutricionais que a castanha-do-pará, noz comum e castanha de caju. Dentre os benefícios que foram encontrados nesse fruto, estão:

  • Possui nutrientes que são benéficos a saúde, como ácido graxo, ômega-9 e vitamina E, com ação antioxidante;
  • É considerado um alimento funcional, pois possui a capacidade de prevenir doenças como as neurodegenerativas, inflamatórias e cardiovasculares;
  • Ajuda a combater o envelhecimento precoce.
    498334 A castanha de cotia possui propriedades nutricionais benéficas a saúde. Castanha de cotia: benefícios, como consumir A castanha de cotia possui propriedades nutricionais benéficas a saúde. (Foto: divulgação)

Conheça também os benefícios da castanha-do-Pará 

Como consumir a Castanha de Cotia

Segundo Tainara, os benefícios da castanha de cotia podem ser adquiridos se o alimento, ou o óleo retirado dele, forem consumidos in natura. Essa forma de consumo se dá pelo fato de que quando torrada ou processada de outra forma, a castanha perde suas propriedades nutricionais.

Nos estados da região Norte, é muito comum o uso de óleo de castanha de cotia no preparo dos alimentos, substituindo os demais tipos de óleos.

A autora da pesquisa explica que o estudo não olhou para a possibilidade de conter substâncias tóxicas na castanha de cotia e nem para as reações adversas que o consumo excessivo poderia causar. A castanha-do-pará, usada como exemplo, é muito saudável, pois contém propriedades nutricionais que são benéficas aos neurônios. Porém, quando consumida em excesso, pode ser tóxica e causar sintomas como as dores de cabeça.

498334 As castanhas de cotia possuem muitos beneficios porém devem ser consumidas com moderação. Castanha de cotia: benefícios, como consumir As castanhas de cotia possuem muitos beneficios, porém devem ser consumidas com moderação (Foto: divulgação).

Veja também quais são as castanhas que fazem bem a saúde 

A castanha de cotia possui propriedades nutricionais que são benéficas para o nosso organismo. O consumo desse fruto pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, inflamatórias, neurodegenativas, prevenir o envelhecimento e outros. Porém, para adquirir esses benefícios a castanha deve ser consumida in natura ou na forma de óleo extraído. O ideal é consumi-la com moderação, pois não se conhece os efeitos adversos que podem ser causados pelo consumo em excesso.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.