Qual a diferença entre travesti e transexual?

São muitas as dúvidas que surgem sobre os termos travesti e transexual. Isso porque, poucas pessoas conhecem o real significado dessas duas palavras, mesmo…

Por Editorial MDT em 07/08/2013

São muitas as dúvidas que surgem sobre os termos travesti e transexual. Isso porque, poucas pessoas conhecem o real significado dessas duas palavras, mesmo estando muito presentes em nosso dia a dia. Conheça abaixo a diferença entre travesti e transexual.

O transexual não consegue aceitar a sua fisionomia, por ter uma identidade sexual diferente do seu gênero biológico. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre cada termo

Uma das melhores formas de explicar os pilares da sexualidade humana é através do conhecimento de cada significado. Segundo especialistas, a sociedade é formada por diferentes variações de gênero, identidades, papéis e orientações sexuais. Saiba mais sobre cada um deles.

  • Gênero – corresponde ao sexo biológico da pessoa. Ou seja, quando o indivíduo nasce, o médico classifica-o como homem ou mulher.
  • Condição ou orientação sexual – esse termo tem ligação direta com o desejo e a atração física do indivíduo. Dessa forma, é classificado em três vertentes, homossexual, heterossexual e bissexual.
  • Papel sexual – essa classificação tem ligação direta com o comportamento do indivíduo. Ou seja, a pessoa pode ser classificada como possuir características masculinas ou femininas, não tendo ligação direta com o gênero.
  • Identidade sexual– esse termo caracteriza um dos mais complicados pilares e é exatamente ele que é o responsável pela designação de travestis e transexuais. Pois, a identidade sexual caracteriza como indivíduo se percebe.

    Conheça a diferença entre o termo travesti e transexual. (Foto: divulgação)

Compreendendo mais sobre a identidade sexual

A identidade sexual caracteriza o que o indivíduo é na cabeça, ou um homem ou uma mulher. Ou seja, um menino hetero típico, possui gênero masculino, tem uma orientação sexual heterossexual e a identidade é masculina. Por outro lado, um indivíduo gay tem gênero masculino, papel masculino, uma identidade masculina, porém uma orientação sexual homossexual. Dessa forma, ele não deseja ser uma mulher, apenas tem atração física por outros garotos.

No caso de transexuais, a identidade sexual não está ligada com o sexo biológico. Por isso, independente do gênero (homem ou mulher), do papel sexual e da orientação sexual, o que define um indivíduo transexual é que seu corpo define algo, mas seu cérebro orienta outra característica sexual. Já com os travestis, o que ocorre, é um pouco diferente. Até o momento, não se sabe o porquê, mas os travestis não possuem apenas uma identidade sexual. Na verdade, eles possuem as duas, tanto a feminina, quanto a masculina. Por isso, eles costumam se sentir homem e mulher, no mesmo tempo.

O travesti tem as duas identidades, tanto a masculina, quanto a feminina. (Foto: divulgação)

Os termos travesti e transexual, apesar de serem muito comuns em nosso meio, trazem grandes dúvidas na população. No entanto, todos tem relação direta com a identidade e a orientação sexual do indivíduo, sendo que nos travestis não ha uma determinação específica, tendo como resultado uma mescla dos dois gêneros. 

Top