Bem Estar

Câncer de colo de útero é a segunda doença que mais mata mulheres no Brasil

Por Isah

O câncer de colo de útero é uma das principais ameaças para a saúde feminina. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), esta enfermidade é responsável por causar 230 mil vítimas fatais a cada ano no mundo. No território brasileiro, a doença matou 4.691 mulheres somente durante o ano de 2007. Os levantamentos também apontam que o câncer de colo de útero é a segunda doença que mais mata mulheres no Brasil.

O câncer de colo de útero é uma das doenças mais ameaçadoras para a saúde feminina. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Câncer de colo de Útero – Alimentos que auxiliam no combate à doença 

O que é o câncer de colo de útero?

O câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical, pode levar anos para se desenvolver, mas resulta de alterações celulares que acometem o organismo feminino. As chances de desenvolver o tumor maligno são maiores se a mulher tem mais de 25 anos e é portadora do HPV, uma doença sexualmente transmissível causada pelo Papiloma Vírus Humano.

O HPV aumenta as chances de ter câncer de colo de útero por causa da proliferação do vírus na vagina. Assim, a mulher passa a apresentar lesões em seu órgão genital que evoluem para o câncer. Alguns fatores facilitam a infecção pelo vírus, como o início precoce da atividade sexual, tabagismo, relações sexuais sem preservativo, diversidade de parceiros e má higiene íntima. De acordo com estimativas, de 1000 mulheres com HPV, cerca de 5 desenvolvem o câncer de colo de útero.

Prevenção e tratamento do câncer de colo de útero

O exame preventivo é essencial para o diagnóstico precoce. (Foto:Divulgação)

Alguns sintomas podem indicar o câncer de colo de útero, como o sangramento vaginal, corrimento e dores. Entretanto, os especialistas recomendam não esperar a doença se manifestar para procurar ajuda, pois pode ser tarde demais para o tratamento.

A melhor forma de prevenir o câncer de colo de útero ou diagnosticá-lo logo no início é realizando adequadamente o exame preventivo, também chamado de papanicolau. O procedimento consiste em coletar a secreção do fundo da vagina, onde está localizado o colo do útero. Após a análise da substância, é possível saber se existe câncer ou não.

Em sua fase inicial, o câncer de colo de útero não apresenta uma lesão tão grave, por isso pode ser tratado com uma cirurgia simples. Em alguns casos, o dano causado no útero é tão grande que o órgão precisa ser removido por inteiro, impossibilitando uma futura gravidez.

Veja também: Saiba como prevenir câncer de colo de útero

Em estágio avançado, o câncer de colo de útero necessita de quimioterapia. (Foto:Divulgação)

Quando atinge a sua fase avançada, ou seja, com lesões invasoras, o câncer de colo de útero requer tratamento quimioterápico e sessões de radioterapia.

Recomendado para você

Bem Estar

5 motivos para não usar maquiagem na academia

Bem Estar

Passagens Aéreas com Desconto Para Idosos

Bem Estar

Decolar Passagens Aéreas Promocionais 2017

Bem Estar

Saiba como denunciar um caso de bullying

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *