Menu

Moda

Atualizado em 8 de abril de 2013, às 15:10
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Camisas que não combinam com ternos, dicas

Existe apenas um tipo de camisa que combina com terno. Saiba por quê.

Não é raro as pessoas ficarem um pouco confusas, em relação aos trajes masculinos formais. Paletós, blazer, fraque, meio fraque ou casacas normalmente forma um cenário um tanto bagunçados, na imaginação de todos. Muitos sabem que o terno deve ser usado com camisas. Porém, elas acabam vendo por aí homens com camisetas, camisas polo e outros tipos de peças, sobrepostas ao que parecem ser um terno. Mas, para saber por que isso acontece, é preciso entender o que é um traje social ou esporte. Você sabe quais são as camisas que não combinam com terno?

606263 Camisas que não combinam com terno.1 Camisas que não combinam com ternos, dicasLooks com blazer aceitam camisas diversas (Foto:Divulgação)

O que é um terno?

Na imagem acima, vemos exemplos de looks com camisas diversas. Estes homens estão usando blazer. O problema é que, muitas vezes, os paletós são bem parecidos com eles – o que causa a dúvida. O terno, na verdade, não é o casaco que conhecemos. É comum as pessoas pensarem assim e, inclusive, usarem o termo em referência ao casaco. Entretanto, o terno é o conjunto utilizado em diferentes ocasiões (como um casamento, por exemplo). Tal conjunto é composto por paletó, calça e colete (este, hoje, é opcional), em tecido igual ou semelhante. Na maioria dos casos, as peças são da mesma natureza. É por isso que o nome é terno, pois está relacionado às três peças do costume. Geralmente, o paletó tem 2 botões. Esta combinação deve ser feita, sempre, com camisa social, ou seja, aquela de botão.

606263 Camisas que não combinam com terno.2 Camisas que não combinam com ternos, dicasO terno combina com camisa social (Foto: Divulgação)

Outras peças

O fraque, por sua vez, normalmente tem o paletó com lapela em cetim ou outro tecido e deve ser usado com uma camisa especial. Tal peça possui adornos diferentes. Portanto, esta camisa também não combina com terno, que pede um modelo mais simples. O blazer já é uma espécie de paletó mais esportivo, informal. Normalmente, possui três botões, sendo que o último deve sempre permanecer desabotoado, caso se use a peça fechada. Muitos blazers são até bastante parecidos com o paletó do terno. No entanto, a forma como são usados é bem diferente e muito mais livre. Os homens usam blazer com jeans e outras calças diferentes, bermudas e com qualquer camisa ou camiseta. Também podem combiná-lo com sapatos diversos, inclusive o tênis.

606263 Camisas que não combinam com terno.3 Camisas que não combinam com ternos, dicasExemplos de camisas que não combinam com terno (Foto: Divulgação)

As camisas que não combinam com terno são, justamente, estas usadas com blazer (ou seja, qualquer modelo) e, também, aquela usada em traje black tie (fraque). O homem poderá até usar um paletó com uma camisa diferente, porém não poderá combiná-lo com outras peças que caracterizam o conjunto terno. Portanto, sempre que for usado o termo “terno”, deve-se saber que a camisa social é a indicada para ser sobreposta ao casaco. Qualquer outra não irá combinar.

Veja outras ideias para usar blazer: Blazer masculino: dicas de como usar

Aprenda a combinar gravatas: Como combinar gravatas com camisas listradas