Menu

Criança

Atualizado em 27 de maio de 2011, às 8:20 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Brinquedos para Creches Dicas

As creches, além de serem os locais onde as mães que trabalham deixam os seus filhos para serem bem cuidados higienicamente e carinhosamente, são os lugares onde as crianças começam o seu aprendizado pré-escolar.

A fase que vai até os 3 anos é muito importante para o desenvolvimento social, criativo e educativo da criança. Se essa fase for bem desenvolvida, a criança dará boas respostas quando estiver no Ensino Fundamental, aprendendo a ler, a escrever e a fazer contas mais rapidamente.

No entanto, essa é a fase em que os pequenos devem se divertir bastante, fazer novas amizades, socializando-se com outras crianças da sua idade. Por isso, as creches devem ser equipadas com brinquedos. Tais brinquedos, além de serem divertidos, devem ser educativos, pedagógicos e lúdicos. Assim, a criança aprenderá brincando.

Os brinquedos para creches devem estimular a imaginação da criança que, criativa, poderá lidar com qualquer tipo de problema que possa aparecer no futuro, mesmo para resolver problemas de matemática. Os brinquedos para creche também devem trabalhar com a coordenação motora dos pequeninos. Se eles tiverem uma boa coordenação motora, será mais fácil aprender a escrever e a fazer desenhos caprichados.

Para você que vai montar uma creche, daremos algumas dicas de brinquedos para creches.

- Brinquedos de montar e desmontar: esses brinquedos são essenciais em uma creche. Com eles, a criança tem noção de espaço e trabalha a sua coordenação motora. Os brinquedos podem ser de plástico ou de madeira. Porém, atente-se à idade transcrita na embalagem dos brinquedos, pois eles não devem conter peças muito pequenas que possam ser engolidas por algum bebê.

Montar Brinquedos para Creches Dicas

- Quebra-Cabeça: a função do quebra-cabeça é desenvolver a coordenação motora e a memória da criança. Ela vai encaixando as peças através de tentativas, trabalhando assim, a coordenação motora. Para saber onde vai cada peça, ela deverá memorizar o desenho a ser formado, geralmente encontrado na capa do quebra-cabeça.

quebra cabeça 206x300 Brinquedos para Creches Dicas

- Labirinto: esse brinquedo também ajuda a desenvolver a coordenação motora dos pequeninos. Com ele, eles aprender a fazer diversos tipos de traços, muito importantes na fase da alfabetização.

LABIRINTO 300x220 Brinquedos para Creches Dicas

- Fantoches: contar histórias para as crianças é um ótimo modo de chamar a sua atenção e de desenvolver a criatividade delas. No entanto, às vezes, esse papel pode ser invertido: ao invés da professora contar as histórias, deixe que as crianças contem as suas histórias. Além de se socializarem, elas ficarão mais criativas e desinibidas.

fantoches 300x169 Brinquedos para Creches Dicas

- Dominó de Associação de Formas Geométricas: para que as crianças aprendam as formas geométricas, esse dominó é perfeito. Os seus desenhos são simplificados e facilmente compreendidos pelos pequenos.

dominó Brinquedos para Creches Dicas

- Audição e Linguagem: esse brinquedo foi especialmente desenvolvido para crianças com distúrbios na fala e na linguagem. Com ele, a percepção auditiva da criança é estimulada, melhorando a sua fala e a sua linguagem. Ele acompanha um CD e um livro com várias sugestões de trabalho.

Audição e Linguagem Brinquedos para Creches Dicas

- Brinquedão: o que não pode faltar para as crianças são os brinquedos que as façam se movimentar. Por isso, é imprescindível que a creche tenha um bom espaço externo. Assim, esse brinquedão pode ser instalado com segurança. Além de fazer as crianças se movimentarem, esse brinquedo trabalha com a memória e a coordenação motora dos pequenos, pois eles têm que saber onde ir e como passar pelos diversos obstáculos. Ele é diversão garantida para toda a turminha.

A função dos brinquedos para creches é educar as crianças, preparando-as para a fase da alfabetização. Por isso, sempre procure por brinquedos que sejam educativos e pedagógicos.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.