Dúvidas mais frequentes em relação à vacinação infantil

Logo ao nascimento, as crianças devem ser vacinadas. No entanto, isso é o apenas o começo de uma longa jornada de imunizações. Apesar de…

Por Editorial MDT em 25/02/2013

Logo ao nascimento, as crianças devem ser vacinadas. No entanto, isso é o apenas o começo de uma longa jornada de imunizações. Apesar de muitos pais já terem consciência desse fato, muitos deles possuem dúvidas a respeito da vacinação. Tendo isso em vista, conheça abaixo quais são as dúvidas mais frequentes em relação à vacinação infantil.

Saiba mais sobre a vacinação durante a gravidez.

Doenças leves não contraindicam a vacinação. (Foto: divulgação)

Conheça quais são os questionamentos em relação à vacinação

Como foi anteriormente mencionado, são diversas as dúvidas relacionadas  à vacinação. Devido a isso, separamos as mais frequentes e respondemos esses questionamentos logo abaixo.

  •  Por que é preciso se vacinar?

O ser humano possui um sistema que é responsável pela defesa do organismo. Esse recebe o nome de sistema imunológico e possui como função principal, produzir as armas que serão usadas para combater a entrada de substâncias e agentes causadores de doença, como o vírus e a bactéria. As vacinas são produzidas a partir dos agentes infecciosos, mas não causam doenças. Quando utilizadas, elas estimulam a defesa do organismo, favorecendo a produção de anticorpos que vão agir contra esses micro-organismos que podem causar problemas de saúde. Assim, quando o indivíduo entrar em contato, novamente com algum deles, seu organismo terá condições suficientes para combater a invasão, impedindo o desenvolvimento de doenças.

  • Quais são as vias que as vacinas podem ser administradas?

Todas as vacinas disponíveis são injetáveis, com exceção da que age contra a paralisia infantil. Essa é administrada por via oral, sendo famosa pela campanha com o Zé Gotinha.

Alguns medicamentos não podem ser utilizados junto com a administração de algumas vacinas. (Foto: divulgação)

  • As vacinas podem ser administradas juntas?

Sim, não há nenhuma contraindicação em relação a administração das vacinas em conjunto. Na verdade, os profissionais da saúde optam por administrar as vacinas nas crianças em conjunto, de forma a evitar que os pequenos recebam diversas picadas de agulha, em dias alternados, o que poderia ocasionar grande sofrimento.

  • As crianças que estão doentes podem ser vacinadas?

Especialistas no assunto afirmam que infecções virais leves não contraindicam a vacinação. No entanto, se estiverem acometidos por doenças que afetam o bom estado geral dos pequenos, é ideal postergar a vacinação.

  • Alguma medicação contraindica a vacinação?

Algumas medicações contraindicam a vacinação. Assim, é ideal buscar a orientação do médico que acompanha a criança. Caso ele contraindique a vacinação, siga as orientações.

Conheça quais são as dúvidas mais frequentes em relação à vacinação. (Foto: divulgação)

O calendário de vacinação é iniciado logo após o nascimento, sendo obrigatório para todas as crianças. No entanto, muitos pais possuem dúvidas a respeito da vacinação. Após conhecer mais sobre os questionamentos mais frequentes sobre a imunização, basta seguir as orientações e obter os benefícios.

Conheça os postos de vacinação em São Paulo.

Top