Menu

Criança

Atualizado em 7 de outubro de 2011, às 14:52
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Brincadeiras Infantis pra Sala de Aula – Dicas

245055 brincadeira1 Brincadeiras Infantis pra Sala de Aula   Dicas

As crianças adoram brincar e por isso as brincadeiras podem ser usadas para desenvolver parte do aprendizado. As brincadeiras infantis além de divertir a garotada influencia de alguma forma no desenvolvimento educacional da criança, para isso basta escolher as melhores. Dentro de uma sala de aula é essencial que as professoras utilizem dessas brincadeiras para que os aluninhos saiam daquela rotina de apenas ficar sentado na cadeira e debruçado na carteira olhando para lousa.  Com certeza brincadeiras infantis para sala de aula serão um grande diferencial da sua aula e todos adorarão estar presente todos os dias na escola. Faça uma seleção daquelas que mais te agradam e pratique as atividades infantis para sala de aula com freqüência. Conheça algumas delas:

Caminho Colorido: utilizando folhas de papel pardo, você deve fazer um caminho para que as crianças carimbem os pés com tintas de diversas cores. Essa atividade animará a garotada e elas aprenderam como pintar determinada forma.

Caixa de Sensações: você deve encapar uma caixa de sapato fazendo um furo em forma de circulo, com cerca de 10 cm de diâmetro. Em seguida prepare alguns objetos, como retalhos, flocos de algodão, tampinhas, pedaços de lixas, caixinhas, brinquedos e muitos outros objetos, para que a criança coloque uma das mão dentro da extremidade e tente adivinhar qual é o objeto. Essa ajuda a desenvolver o tato da criança.

Dentro e fora: faça uma forma geométrica bem grande no chão e peça que as crianças entrem dentro da delimitação desse espaço.  Você deve dizer os comandos “dentro” ou “fora”, quem não conseguir realizar o comando a tempo, ficará pra fora da brincadeira. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da atenção e compreensão da criança.

Que som é esse?: para realizar essa brincadeira deve preparar algum tecido preto possa vedar a visão da criança. Então faça diferentes barulhos com instrumentos musicais, latas, brinquedos etc., com a finalidade que a criança consiga identificar os diferentes sons. Se preferir você pode preparar um CD. Trabalhe a audição e atenção das crianças com essa brincadeira.

Caixa Surpresa: deve-se separar alguns objetos e colocar um dentro de uma caixa. Você, professora, deve dar algumas dicas a fim de que os alunos acertem qual o objeto está na caixa. O aluno que acertar pode ganhar algum brinde, como uma bala. Desenvolva a inteligência e a atenção de toda a turma.

245055 brincadeira2 Brincadeiras Infantis pra Sala de Aula   Dicas

Existem muitas outras brincadeiras. Procure em livros didáticos específicos para a faixa etária da sua turma quais são as mais indicadas. Tenha um pouco de imaginação e crie brincadeiras você mesmo, objetivo é fazer uma atividade que trabalhe determinado aspecto ou assunto. A pintura por exemplo é uma atividade que influencia em muito no desenvolvimento da criatividade da criança. Se você está trabalhando um pouco sobre história e até mesmo geografia seria bem legal preparar alguns teatrinhos com todos os alunos. Não deixe de pesquisar e conversar com outras professoras sobre as melhores dinâmicas que podem ser feitas dentro da sala de aula, pois são elas que estimulam a vontade de aprender da garotada.

245055 brincadeira3 Brincadeiras Infantis pra Sala de Aula   Dicas