Crianças com enjoo na viagem: o que fazer

PUBLICIDADE

Com a chegada das férias, muitas famílias se preparam para realizar a tão esperada viagem. No entanto, muitas crianças sofrem com as náuseas, tonturas e até vômitos que podem surgir durante a viagem. Tendo isso em vista., separamos algumas dicas sobre o que fazer com as crianças com enjoo na viagem.

Conheça alguns mitos e verdades sobre os enjoos.

Saiba o que fazer com as crianças que possuem enjoos durante as viagens. (Foto: divulgação)

Entenda por que algumas crianças sentem enjoos durante as viagens

O vestíbulo ou labirinto, é o órgão responsável pelo movimento e é uma extensão do nosso sistema auditivo. Ele é composto por três canais em formato de semicírculo, sendo que todos eles são preenchidos por um líquido viscoso denominado endolinfa. No interior desses canais são encontradas células com diversos cílios que possuem terminações nervosas e possuem contato com o sistema nervoso central.

PUBLICIDADE

Durante a viagem, a nossa cabeça sofre alguns movimentos que provocam o deslocamento desse líquido (endolinfa), de forma a desviar os cílios. Isso, resulta na geração de impulsos elétricos alternados e que chegam até o sistema nervoso central aleatoriamente. Lá, o cérebro responde aos impulsos alternados, colaborando com a manifestação de náuseas, podendo a criança apresentar vômitos e tonturas.

O uso de medicamentos contra enjoos deve ser orientado por um especialista. (Foto: divulgação)

Saiba como amenizar os sintomas

Diante de uma criança que apresenta enjoos durante a viagem, é ideal que os pais busquem a orientação de um especialista. Ele avaliará a gravidade do problema, no intuito de indicar ou não medicamentos para o alívio dos sintomas. Além disso, é possível evitar o problema através da adoção de certas atitudes, entre elas, podemos citar:

  • Escolha lugares no veículo onde os movimentos sejam menores, por exemplo, o assento no meio do carro;
  • Os pais devem viajar com uma velocidade reduzida;
  • A criança deve evitar ingerir muito líquido ou alimentos antes da viagem;
  • Aumente os intervalos das paradas;
  • Quando possível, recline o banco;
  • A criança deve evitar a leitura durante toda a viagem;
  • A criança pode realizar exercícios posturais e de relaxamento;
  • Colocar a criança para dormir, ajuda a aliviar e a controlar os sintomas.

O uso de medicamentos pode ser necessário

Algumas crianças, mesmo após a adoção de algumas atitudes, continuam a apresentar os enjoos durante as viagens. Diante dessas, é essencial buscar a ajuda de um profissional para que ele indique o uso de medicamentos específicos no combate ao problema. Em geral, a ação dos medicamentos que colaboram no alívio dos sintomas é simples. Porém, é necessário não utilizá-los sem a orientação do profissional de saúde, de forma a evitar futuras e graves consequências.

Muitas famílias aproveitam as férias para realizar a viagem tão esperada. (Foto :divulgação)

Muitos pais aproveitam a época de festas para realizarem a tão esperada viagem em família. No entanto, um problema muito comum pode por tudo a perder. Algumas crianças apresentam enjoos durante a viagem. Após conhecer algumas dicas sobre o que fazer com as crianças com enjoos na viagem, basta seguí-las e aproveitar.

Saiba como não sentir mal durante uma viagem de avião.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.