Sinais de que a criança precisa usar óculos: saiba mais

Uma em cada quatro crianças no período escolar sofre de problemas na visão. Em muitos casos, essa condição atrapalha o desempenho do aluno, o…

Uma em cada quatro crianças no período escolar sofre de problemas na visão. Em muitos casos, essa condição atrapalha o desempenho do aluno, o que pode gerar dificuldades para leitura. Saiba mais sobre o assunto e veja os sinais de que a criança precisa usar óculos.

Alguns sinais indicam que as crianças precisam usar óculos. (Foto: divulgação)

Problemas visuais da criança

Segundo especialistas em oftalmologia, os pais e professores devem ficar de olho nas crianças para poder identificar possíveis dificuldades visuais. O primeiro exame oftalmológico do bebê deve ser feito aos seis meses de idade. Após esse período se não houver anormalidades, a criança deve passar por novas consultas em idade pré-escolar e durante a fase escolar.

Se for encontrado qualquer erro de refração, a criança deverá usar óculos. As lentes de contato não são boas opções para os pequenos, já que exigem cuidados de higiene que devem ser feitos todos os dias. Além disso, ela coloca algumas limitações, como não dormir com as lentes e não coçar os olhos. Sendo assim, para crianças menores de 12 anos os óculos são os mais indicados. Já as cirurgias oculares são indicadas somente em casos graves, quando há risco de perda da visão.

É preciso consultar o oftalmologista para avaliar o caso. (Foto: divulgação)

Sinais de que a criança precisa usar óculos

1. Reclamar de dor de cabeça: quando a criança diz que está com dor de cabeça com frequência durante a aula ou quando faz a lição de casa, é necessário investigar. Principalmente se reclama de dor na testa, afinal, ela pode estar fazendo muito esforço para enxergar.

2. Sentar muito perto da televisão: mesmo que as telas de televisores tenham aumentado muito nos últimos anos, algumas crianças sentam muito perto da tv, o que pode indicar que ela esteja sofrendo de miopia. O mesmo vale para games e livros. Se a criança tiver o costume de aproximar tudo para enxergar é um sintoma que deve ser investigado.

Leia Também:  Moda trabalho no verão 2013: dicas, fotos

3. Apertar os olhos para ler: quando a criança aperta um dos olhos para enxergar, pode ser que esteja tentando melhorar o foco e usando o olho bom para ver.

4. Andar com a cabeça baixa: há alguns casos em que a criança com estrabismo ou desequilíbrio ocular, acaba sofrendo com visão dupla ao focar algum objeto ou olhar para baixo. Para sentir mais segurança, ela começa a andar de cabeça baixa, para prevenir as quedas.

5. Lacrimejar os olhos em excesso: algumas crianças não fecham os olhos totalmente enquanto dormem. Essa condição pode levar ao ressecamento noturno e para compensar, os olhos ficam lacrimejando o dia todo, o que atrapalha a visão correta, inclusive o relacionamento com os colegas.

6. Dificuldade de ler: quando a criança já está alfabetizada, não consegue ler uma sentença sem se perder nas palavras ou pular linhas, pode ser um sinal de astigmatismo ou estrabismo e precisa ser investigado.

7. Sensibilidade à luz: esse é outro sinal fácil de ser reconhecido. Quando a criança fica incomodada de forma exagerada em um ambiente iluminado e sob luz solar, pode ser sinal de exotropia, um tipo de estrabismo.

Os problemas visuais podem dificultar o aprendizado da criança. (Foto: divulgação)

As crianças podem apresentar problemas de visão  que dificultam o desempenho escolar e até mesmo de realizar suas atividades no dia a dia. Sendo assim, é importante ficar atento para os sinais que indicam que o pequeno possa estar sofrendo com problemas visuais.

Top