Menu

Beleza

Atualizado em 25 de agosto de 2012, às 6:55
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Brasil é o terceiro mercado mundial de produtos de beleza

Mercado brasileiro de beleza cresce 13% ao ano e movimenta muito dinheiro com produtos e serviços.

Os brasileiros, tanto os homens como as mulheres são vaidosos e se preocupam com a aparência. Desta forma, toda vez que um novo tratamento, perfume, hidratante, shampoo ou outro cosmético é lançado no mercado, eles procuram experimentar. Este hábito tem transformado o segmento de beleza em algo bem lucrativo para fabricantes, lojistas e prestadores de serviços.

505392 Brasil é o terceiro mercado mundial de produtos de beleza Brasil é o terceiro mercado mundial de produtos de belezaAs mulheres brasileiras estão gastando cada vez mais com produtos e serviços de beleza. (Foto:Divulgação)

O investimento em produtos e serviços de beleza é cada vez maior

A mania de cuidados pessoais dos brasileiros rendeu ao país o terceiro lugar no ranking dos maiores mercados mundiais de produtos de beleza. Em 2008, o faturamento do setor foi de R$ 24,54 bilhões e representou um aumento de 10,4% nas vendas, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Já em 2011, a Indústria Brasileira de Cosméticos chegou a faturar 43 bilhões de reais.

A indústria de beleza do Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos e Japão, crescendo a cada ano, enquanto os países líderes do segmento estão em ritmo de retração. Mesmo com a grande procura por produtos de higiene, cosméticos e perfumes, os preços não foram afetados pela inflação, pelo contrário, ainda são atrativos e cabem no orçamento do consumidor.

Veja também: Sacks perfumes: cosméticos importados

O crescimento do mercado de beleza no Brasil

O mercado de beleza brasileiro cresce em torno de 13% ao ano. De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, em um ano os gastos das mulheres com salão de beleza subiram 7,61%. A manutenção e os cuidados domésticos também não saem barato para a mulher brasileira e movimenta muito dinheiro.

505392 Brasil é o terceiro mercado mundial de produtos de beleza 2 Brasil é o terceiro mercado mundial de produtos de belezaMercado de beleza cresce 13% ao ano no Brasil. (Foto:Divulgação)

Embora os preços dos produtos e serviços de beleza estejam mais altos, as mulheres continuam investindo no setor para cuidar da aparência e não abrem mão de alguns caprichos, como fazer as unhas toda semana, alisar o cabelo ou comprar cosméticos antirrugas.

As condições econômicas e o poder de compra da população brasileira tiveram melhorias, sobretudo no que diz respeito à classe C, por isso os consumidores estão contribuindo com o crescimento do mercado nacional de beleza.

As grandes empresas que atuam no ramo de beleza também estão apresentando aumento nos lucros. O Boticário, por exemplo, obteve um aumento no faturamento de 16% a 18% de um ano para o outro e está conquistando bons resultados com o mercado aquecido.

505392 Brasil é o terceiro mercado mundial de produtos de beleza 1 Brasil é o terceiro mercado mundial de produtos de belezaO mercado de beleza também tem contribuído com a geração de empregos. (Foto:Divulgação)

A Natura também tem demonstrado um posicionamento otimista diante do mercado de beleza. De acordo com informações da empresa, nos nove primeiros meses de 2008, o crescimento foi de 20,9% em relação a 2007.

Além de aumentar a venda de produtos, o mercado de beleza também está aumentando a oferta de emprego no Brasil. Estima-se que, nos últimos 15 anos, as oportunidades de trabalho no segmento aumentaram 143%.

Saiba mais: As marcas de beleza mais valiosas do mercado