Menu

Saúde

Atualizado em 30 de agosto de 2012, às 5:35 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Barriga saliente pode representar maior risco de doença cardiovascular

Pessoas com acúmulo de gordura na região abdominal e IMC normal possuem 2,75 vezes mais chances de morrer por causa de doenças cardiovasculares.

Um estudo conduzido pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos, revelou que a barriga saliente pode representar maior risco de doença cardiovascular. Os resultados completos da pesquisa foram divulgados no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia.

507931 Barriga saliente pode representar maior risco de doença cardiovascular Barriga saliente pode representar maior risco de doença cardiovascularA barriga saliente aumenta as chances de doenças no sistema circulatório. (Foto:Divulgação)

De acordo com o novo trabalho, uma pessoa com peso normal, mas com acúmulo de gordura na barriga, pode ter chances de desenvolver uma doença tanto quanto um obeso. Quem sofre com excesso de gordura na região abdominal tem 2,75 vezes mais chances de morrer por causa de problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e angina de peito. Já os riscos de vir ao óbito por outros problemas de saúde são 2,08 vezes mais elevados.

Saiba mais: Como evitar doenças cardiovasculares

A circunferência da cintura e do quadril elevada é uma ameaça

Para chegar à conclusão de que a barriga saliente representa um risco para a saúde do sistema circulatório, os pesquisadores avaliaram 12.785 indivíduos, com 18 anos ou mais, que participaram do Terceiro Levantamento Nacional de Exame de Saúde e Nutrição.

Foram considerados os dados fornecidos sobre as medidas corporais, como peso, altura, circunferência da cintura e do quadril. O estudo também levou em conta as condições socioeconômicas e as doenças relacionadas. Em geral, a idade média dos voluntários era de 44 anos e eles foram avaliados durante um período de 14,3 anos.

507931 Barriga saliente pode representar maior risco de doença cardiovascular 2 Barriga saliente pode representar maior risco de doença cardiovascularA pessoa com IMC normal e gordura abdominal elevada corre risco de vida. (Foto:Divulgação)

Os voluntários foram divididos em três grupos, considerando o IMC para classificar as pessoas com peso normal, sobrepeso e obesidade. A pesquisa também considerou duas categorias envolvendo a medida da circunferência de cintura-quadril, sendo uma normal (menor que 0,85 para mulheres e que 0,9 para homens) e a outra alta (maior ou igual a 0,85 para mulheres, e que 0,9 para homens). Os dados foram analisados juntamente com informações sobre sexo, hipertensão, diabetes e tabagismo.

Gordura abdominal é perigosa em pacientes com IMC normal

Durante o período de estudo, 2.562 voluntários morreram, sendo que 1.138 das mortes estavam relacionadas às condições cardiovasculares. Constatou-se ainda que, dos indivíduos com peso normal e barriga saliente, tinham mais chances de morrer por todas as causas, em comparação às pessoas com IMC adequado e circunferência quadril-cintura normal.

507931 Barriga saliente pode representar maior risco de doença cardiovascular 1 Barriga saliente pode representar maior risco de doença cardiovascularA gordura visceral em pessoas que não sofrem de obesidade leva a doenças como o infarto. (Foto:Divulgação)

De acordo com Karine Sahakyan, cardiologista que participou do estudo, esta pesquisa é a primeira a estabelecer os índices de riscos do acúmulo de gordura visceral em pessoas que não sofrem de obesidade por IMC nos Estados Unidos. Ela afirmou ainda que, as chances de morte são maiores em indivíduos com peso estável e barriga saliente por causa da resistência à insulina e outros fatores de risco.

Veja também: Consumir iogurte acelera a queima de gordura abdominal

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.