Menu

Serviços

Atualizado em 4 de dezembro de 2013, às 8:30 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Aumento IPTU 2014: tabela, calendário

O imposto, que é cobrado dos proprietários de imóveis residenciais e comerciais localizados na área urbana, sofrerá reajustes em diversos municípios.

Assim como os proprietários de veículos automotores em todo o Brasil têm que pagar, anualmente, o IPVA, os donos de imóveis localizados em área urbana devem quitar, também a cada ano, os valores referentes ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

667219 aumento iptu 2014 tabela calendario 600x600 Aumento IPTU 2014: tabela, calendárioO IPTU sofrerá reajustes em diversos municípios para o ano de 2014 (Foto: Divulgação)

O imposto, cobrado pelas prefeituras municipais, refere-se à posse de imóveis na área urbana, sejam eles residenciais ou comerciais e de propriedade de pessoas físicas ou jurídicas. De forma geral, ele pode ser quitado à vista, em parcela única, situação na qual muitas prefeituras oferecem bons descontos, ou ainda parcelado.

Na teoria, o dinheiro arrecadado com o IPTU deve ser investido em áreas como limpeza pública, abastecimento de água, sistema de esgoto, iluminação pública, calçamento, educação e saúde, entre outras, trazendo diversas melhorias para a população daquele município.

IPTU 2014 será aumentado em várias cidades do país

667219 aumento iptu 2014 tabela calendario 1 600x600 Aumento IPTU 2014: tabela, calendárioA sessão que definiu o aumento do IPTU 2014 em São Paulo foi bastante confusa (Foto: Divulgação)

Calculado com base no valor venal do imóvel, que por sua vez leva em conta o tamanho do terreno, a sua localização, a área construída e o tipo de acabamento da construção, que é multiplicado por uma alíquota definida pelas prefeituras, o IPTU terá reajustes em várias cidades pelo Brasil.

Uma das situações já definidas, em relação ao aumento do IPTU 2014, é na cidade de São Paulo, a maior do país, que terá reajustes de até 20% no imposto para os imóveis residenciais e de até 35% para os imóveis comerciais, índices que geraram muita reclamação por parte da população.

Mas não é só na capital paulista que ocorrerá o reajuste do IPTU 2014. Em diversas outras cidades do país, o imposto passará por correções, ficando um pouco mais caro, lembrando que os índices de aumento variam conforme a cidade, uma vez que cada prefeitura tem autonomia para definir essas taxas.

Por outro lado, muitos municípios optaram por manter os valores cobrados atualmente, devido a diversos fatores, ou então apresentaram correções bem menores que as aplicadas, por exemplo, em São Paulo.

Como consultar tabela e calendário do IPTU 2014

667219 aumento iptu 2014 tabela calendario 2 600x600 Aumento IPTU 2014: tabela, calendárioCasas e prédios, residenciais e comerciais, estão sujeitos à cobrança do IPTU (Foto: Divulgação)

Várias cidades já começaram a divulgar as informações referentes ao calendário do IPTU 2014. Esses detalhes, incluindo as formas de pagamentos, isenções e descontos, geralmente são disponibilizados nos sites das prefeituras de cada município.

Em São Paulo, por exemplo, as informações a respeito do IPTU 2014 podem ser conferidas no site da Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico, enquanto no Rio de Janeiro, os detalhes sobre o imposto estão disponíveis na página da Prefeitura do Rio.

Portanto, não se esqueça de visitar o site da prefeitura da sua cidade para conferir a tabela do IPTU 2014.