Como tirar Passaporte e CPF

Como tirar passaporte e CPF? Você pode estar com essa dúvida, mas saiba que não encontrará grandes dificuldades para conseguir emitir sua documentação. A sociedade prioriza esses documentos, sendo que cada um possui uma função e proporciona o acesso a determinados serviços.

Como tirar passaporte e CPF. (Foto: Divulgação)

O passaporte é um recurso que torna possível as viagens internacionais, dando acesso a aviões com total legalidade. A Polícia Federal é responsável pela emissão, avaliando as condições de cada cidadão para aprovar o documento.

O CPF, por sua vez, é o cadastro de pessoa física, um tipo de banco de dados gerenciado pela Receita Federal. Todo cidadão precisa ter esse documento para abrir conta no banco, se matricular na universidade e ter acesso a uma série de outros serviços. Cada CPF reúne informações cadastrais e fiscais. Se o número estiver em situação irregular, significa que existe alguma pendência em aberto com a Receita.

Leia mais: Saiba como tirar o seu passaporte fácil

Como tirar o passaporte e CPF?

Aprenda o passo a passo de como tirar passaporte e CPF no Brasil:

Passo a passo para tirar passaporte

O agendamento para tirar passaporte deve ser feito pela internet. (Foto: Divulgação)

Para tirar o seu passaporte, comece agendando atendimento através do site oficial da http://www.pf.gov.br/. Clique no item “emissão de passaporte” para ser direcionado a um formulário eletrônico. Preencha todos os dados solicitados e, por último, escolha a data e o horário para comparecer ao DPF. Ao final do processo, será emitida uma GRU (Guia de Recolhimento da União), no valor de R$ 156,07.

Depois de efetuar o pagamento da taxa, imprima o protocolo e o comprovante. Providencie, então, todos os documentos exigidos pela Polícia Federal: RG, CPF, Título de Eleitor, documento de quitação do serviço militar e título de eleitor. Os menores de 18 anos necessitam da autorização e dos documentos dos responsáveis.

Compareça ao departamento da Polícia Federal com a documentação necessária. (Foto: Divulgação)

No dia e na data agendada, compareça ao Departamento da Polícia Federal. Apresente os documentos e siga as instruções do funcionário do PF. Será preciso tirar uma foto para estampar o passaporte e coletar as impressões digitais dos dez dedos das mãos. Ao final do atendimento, você receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte. O documento é emitido em no máximo seis dias úteis.

Veja também: Renovação de passaporte Polícia Federal

Passo a passo para tirar CPF

Se você é maior de 16 anos e já possui título de eleitor pode usar a internet para tirar CPF gratuitamente. O procedimento é muito simples, basta acessar o site da Receita Federal, escolher a opção “CPF” e clicar em “Inscrição CPF Internet”. Clicando aqui você também é direcionado para a página de Cadastro de Pessoa Física.

Em apenas alguns minutos você tira CPF de graça pela internet. (Foto: Divulgação)

Preencha os dados da ficha eletrônica e clique no botão “enviar”. Imprima o comprovante com o número do CPF, pois a Receita Federal não emite mais o cartão em plástico.

Confira: Como fazer CPF de menor

Agora que você já sabe como tirar passaporte e CPF, providencie logo a sua documentação. 

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply