Menu

Saúde

Atualizado em 13 de janeiro de 2013, às 11:22 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Aumento de fluxo menstrual: o que pode ser

O aumento do fluxo menstrual pode ser causado por vários fatores. Saiba mais sobre esse problema e veja como tratar.

A menstruação é o sangramento fisiológico da mulher desde a puberdade, que ocorre normalmente a cada 28 dias, enquanto ela não engravida. Normalmente, a menstruação dura em torno de 7 ou 8 dias. Porém, algumas mulheres apresentam sangramento anormal e abundante, o que gera muitos incômodos e pode colocar em risco a saúde da mulher. Saiba mais sobre o aumento do fluxo menstrual e o que poder ser a causa do problema.

564276 Consulte um ginecologista em caso de fluxo menstrual intenso. Foto divulgação Aumento de fluxo menstrual: o que pode ser Consulte um ginecologista em caso de fluxo menstrual intenso. (Foto: divulgação)

O que é menorragia

A menorragia é o termo designado quando ocorre a perda de sangue em grande quantidade durante o período menstrual, ou seja, o aumento do fluxo menstrual. Quando a mulher tem um período menstrual acima de 7 dias, tendo que fazer várias trocas de absorventes devido ao fluxo intenso, é considerada a menorragia. Geralmente, esse problema acomete principalmente mulheres na faixa etária entre 30 e 50 anos.

Veja também mudanças que afetam o ciclo menstrual 

O que pode causar aumento do fluxo menstrual

As mulheres com fluxo menstrual aumentado devem consultar o ginecologista. O aumento do sangramento pode resultar da adaptação do organismo adolescente (que ainda não está maduro), mas também pode ser um sinal de que a mulher está entrando na menopausa. Entre outras causas estão:

  • Doenças endócrinas;
  • Problemas na coagulação sanguínea;
  • Pólipos uterinos (que são alterações benignas do endométrio);
  • Miomas (tumores benignos);
  • Câncer endometrial;
  • DSTs;
  • Problemas na tireoide;
  • Síndrome de ovários policísticos;
  • Uso de Dispositivos Intra-Uterinos/ DIU (em alguns casos).
    564276 O aumento do fluxo menstrual pode ser causado por vários fatores. Foto divulgação Aumento de fluxo menstrual: o que pode ser O aumento do fluxo menstrual pode ser causado por vários fatores. (Foto: divulgação)

Tratamento para o aumento do fluxo menstrual

Cada uma dessas doenças possui tratamento específico, medicamentoso ou cirúrgico, dependendo de cada caso e também dos sintomas. Há várias formas de tratar os sangramentos benignos, que vão desde comprimidos anti-inflamatórios até hormônios como pílulas anticoncepcionais, que atuam no fluxo e crescimento endometrial, podendo até bloquear a menstruação.

Os medicamentos podem produzir efeitos colaterais, sendo assim só devem ser usados sob orientação médica. O tratamento hormonal pode aumentar o risco de infartos e derrames cerebrais, por exemplo.

Para as mulheres que não apresentam causas específicas para o sangramento, mas que possuem baixa qualidade de vida e correm risco de apresentar anemia, pode-se fazer a chamada ablação endometrial histerocóspica, que é a retirada do endométrio.

564276 O aumento do fluxo menstrual gera grande desconforto e pode colocar em risco a saúde da mulher. Foto divulgação Aumento de fluxo menstrual: o que pode ser O aumento do fluxo menstrual gera grande desconforto e pode colocar em risco a saúde da mulher. (Foto: divulgação)

Veja também pílula anticoncepcional 

O aumento do fluxo menstrual causa muito desconforto para a mulher e também pode colocar em risco sua saúde. O ideal é que a mulher procure o médico ginecologista para realizar os exames diagnósticos e dar início ao tratamento correto. Não se esqueça que o uso de medicamento só deve ser feito sob orientação médica.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.