Menu

Notícias

Atualizado em 28 de abril de 2010, às 18:25 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Atividades Educativas Para Educação Infantil

atividades educativas para educação infantil Atividades Educativas Para Educação Infantil

As atividades educativas contribuem para o desenvolvimento das crianças, proporcionam novos conhecimentos e ainda conseguem divertir. Na pré-escola os alunos são submetidos com freqüência a esse tipo de atividade, onde aprendizagem e diversão caminham paralelamente para formar a criança de uma forma saudável.

Para desenvolver atividades educativas, os professores mergulhar no universo das crianças e descobrir o que elas realmente gostam fazer. A brincadeira tem se revelado um dos melhores veículos no processo de aprendizagem, isso porque os pequenos se sentem familiarizados a diversão e não se desgastam com a velha teoria da “obrigação de saber”. Com os jogos educativos na escola, as crianças adquirem conhecimentos brincando e nem percebem essa evolução.

Antes de aplicar uma atividade pedagógica para as crianças na sala de aula, é importante que o professor avalie a faixa etária, afinal, algumas brincadeiras são interessantes para uma idade e já não despertam tanto interesse em outra. É fundamental que as atividades para educação infantil sigam um método, onde o professor possa acompanhar o avanço no desenvolvimento intelectual de cada um dos alunos.

Algo muito comum nas escolas é a roda de história, onde todos as crianças sentam no chão e formam um grande círculo. Essa atividade é uma ótima opção quando os pequenos começam a ter o primeiro contato com a leitura. O educador pode se encarregar de ler a história, sempre variando o seu tom de voz de acordo com as emoções dos fatos narrados. Essa atividade também é uma boa oportunidade para que os alunos exercitem a leitura oral.

O teatro também é uma das idéias de atividades educativas valorizadas pelos professores da educação infantil. As peças teatrais contribuem para a interessam do grupo, estimulam a criatividade das crianças, desenvolvem a memória e diminuem a timidez. Uma história bem interessante pode servir de roteiro para a montagem de uma peça infantil e divertir todos os alunos.

Os jogos pedagógicos para crianças também são freqüentes nas salas de aula. Eles contribuem com a interação dos alunos e desenvolvem o intelecto de uma forma lúdica e divertida. Esses jogos podem ser confeccionados na própria escola com materiais recicláveis e servir de estímulo na aprendizagem.

Trabalhar com os sentidos e desenvolver o potencial de cada criança – essas são as principais tarefas das atividades pedagógicas na pré-escola. Os professores precisam estar preparados para transmitir confiança e carinho aos alunos, pois é durante a infância que as crianças desenvolvem a personalidade e absorvem uma maior quantidade de conhecimentos.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.