Como Cultivar uma Terra para Deixar Fértil

Muitas pessoas que moram em casa e possui quintal gostam de plantar algumas hortaliças para alimentar a própria casa, afinal é muito melhor nós…

Muitas pessoas que moram em casa e possui quintal gostam de plantar algumas hortaliças para alimentar a própria casa, afinal é muito melhor nós comermos algo que colhemos de casa, pois têm muitas vantagens, a primeira é a economia e a segunda é a garantia que está livre de agrotóxicos. Assim como também muitas pessoas que vivem da venda de verduras, frutas e hortaliças que plantam em seu pedaço de terra. Além de também quererem fazer seu jardim.

Porém, é bem verdade que algumas terras não são tão férteis assim, e precisam de algum complemento para deixá-la fértil. E para lhe ajudar nesta etapa é que iremos lhe dar algumas dicas para deixar a terra boa para cultivo.

Em primeiro você deve fazer uma limpeza no solo, retire tudo que possa impedir o crescimento das plantas naquele local, como exemplo, tampinha de garrafas, plásticos, etc. Então agora veja como está o solo, se estar compactado, ou seja, duro, se estiver faça um trabalho de revolvimento com enxada e pá, para quebrar as camadas endurecidas. Continue revolvendo até conseguir o solo ideal (sem camadas grossas e nem torrões).

Depois de deixar a terra bem fofa, nada de camada dura, então coloque um adubo NKP (Nitrogênio, fósforo e potássio) na proporção indicada pelo fabricante das sementes. Caso queira uma boa fertilidade, adicione um composto orgânico na sua terra, que geralmente estão disponíveis em lojas de produtos rurais e em floricultura. Você pode misturá-lo ao adubo químico, e em seguida, colocá-lo no solo após o revolvimento.

Agora que você já preparou e adubou toda a terra, vamos então ao principal o plantio, deve jogar as sementes e depois colocar uma camada fina sobre elas, mas quando digo fina é fina mesmo, por que se for um pouco mais grossa, as sementes não irão conseguir alcançar a parte aérea e morrerão.

Leia Também:  Morte de Hebe Camargo repercute na web

Depois é só molhar todos os dias, pois a água é de suma importância para o desenvolvimento de qualquer planta, de preferência, molhe o canteiro nas primeiras horas do dia, mais ou menos das 7 às 9 da manhã, em poucos dias você verá como está a sua plantação.

E se você for fazer um jardim, siga alguns passos para deixar uma terra fértil:
1º passo: Escolha um lugar que receba seis ou mais horas de luz solar direta a cada dia. Seu jardim precisa dessa luz vivificante.
2º passo: Certifique-se de que o terreno é próximo de uma fonte de água ou bica para irrigação. Confira se o terreno está nivelado para que a água não escape (levando suas sementes e a camada superficial do solo com ela).
3º passo: Tenha certeza de que o solo está vivo — pesquise por organismos como verme e matéria orgânica como galhos e pedaços de folhas para ajudar a nutrir a colheita. Agora é só plantar e cuidar, pois logo seu jardim estará belíssimo.Tudo é uma questão de zelo e carinho. Até mesmo a terra.

Top