Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos que prejudicam o fígado

Saiba quais os alimentos capazes de prejudicar o fígado e que devem ser evitados por portadores de doenças hepáticas.

A alimentação é uma ferramenta muito poderosa e pode tanto proporcionar mais saúde como também acabar provocando algumas doenças e atrapalhando o adequado funcionamento do organismo.

A alimentação é capaz de prejudicar ou beneficiar o organismo. (Foto: divulgação)

O fígado é um órgão importantíssimo, capaz de sintetizar substâncias como a bile, o colesterol e proteínas de coagulação sanguínea, converter amônia em ureia, desintoxicar o organismo, armazenar e quebrar o glicogênio além de outras funções. O que nem todo mundo sabe é que uma dieta inadequada é capaz de provocar lesões nesse órgão. Fique por dentro do assunto e saiba quais os alimentos que prejudicam o fígado.

Como o fígado pode ser lesado

Quando se pensa em lesão hepática, o álcool é a substância comumente associada a esse tipo de situação. O excesso da ingestão de álcool, bem como outras substâncias como medicamentos e drogas, é capaz de lesar diretamente as células hepáticas. Outro tipo de agressão, comumente relacionado à alimentação inadequada, é esteatose hepática, um problema que afeta cerca de 20% dos brasileiros e corresponde ao acúmulo de gordura no fígado.

Alimentos que prejudicam o fígado

Saiba quais os alimentos que podem prejudicar o fígado e merecem ser evitados por pessoas portadoras de problemas hepáticos:

  • Bebidas alcóolicas

É o vilão mais popular, comumente relacionado à cirrose hepática. Até mesmo o famoso cálice diário de vinho tinto, que está relacionado à benefícios para a saúde, deve ser evitado por pessoas portadoras de problemas hepáticos;

As bebidas alcoólicas são comumente relacionadas à lesão hepática. (Foto: divulgação)

  • Carboidratos

Os carboidratos podem ser bastante perigosos para o fígado. É claro que os pães e massas não precisam ser excluídos do cardápio, mas é fundamental ter bastante cuidado na hora de consumir esse tipo de produto. O mais recomendado é dar preferência para as versões integrais, lembrando-se de equilibrar a quantidade de carboidrato com a de outros nutrientes.

  • Gorduras saturadas

As frituras, carnes gordas e produtos industrializados, apesar de deliciosos, são ricos em gordura saturada, capaz de aumentar o índice de gordura em todo o corpo, inclusive no fígado.

  • Alimentos ricos em corantes e conservantes artificiais

Quanto mais industrializado, mais cheio de substâncias artificiais será o produto. O resultado será uma maior concentração de substâncias potencialmente nocivas às células hepáticas.

Gorduras saturadas colaboram para a esteatose hepática. (Foto: divulgação)

O fígado é um órgão importantíssimo e que apresenta inúmeras funções, indispensáveis ao adequado funcionamento do organismo. Por isso vale a pena tomar os devidos cuidados alimentares para evitar lesões hepáticas, especialmente no caso de indivíduos portadores de doenças do fígado, e dar preferência aos alimentos que protegem o figado.


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL