Grãos que ajudam a emagrecer e ter mais saúde

Conheça os grãos que ajudam a emagrecer e ter mais saúde. Uma dieta rica em grãos contribui com o bem-estar, previne doenças e também…

Conheça os grãos que ajudam a emagrecer e ter mais saúde. Uma dieta rica em grãos contribui com o bem-estar, previne doenças e também ajuda a perder peso. Leia a matéria e conheça os cereais e sementes mais recomendados para incluir no cardápio.

Grãos que ajudam a emagrecer e ter mais saúde. (Foto Ilustrativa)

Grãos que ajudam a emagrecer e ter mais saúde. (Foto Ilustrativa)

Os grãos, quando consumidos corretamente, oferecem uma série de benefícios ao corpo. Eles atuam de forma positiva no organismo porque não elevam os picos de insulina e fazem com que as células aproveitem ao máximo a glicose. Essa reação química ajuda a evitar obesidade, colesterol ruim e triglicérides. O consumo de grãos também é vantajoso devido ao alto índice de fibras, um nutriente que melhora a digestão e combate males como a prisão de ventre.

Leia mais: Melhores grãos para incluir na dieta

Grãos que ajudam a emagrecer e ter mais saúde

Selecionamos os grãos que ajudam a emagrecer e ter mais saúde. Confira:

Linhaça

A linhaça é uma semente rica em fibras, por isso melhora o funcionamento do intestino e facilita o processo de digestão. Ela também pode ser considerada uma aliada do emagrecimento, afinal, ocupa espaço no estômago e consegue prolongar a sensação de saciedade. Há diferentes formas de incluir linhaça na dieta, como consumindo com frutas, iogurtes e sucos.

Quinoa

A quinoa não pode faltar no cardápio, afinal, ela é rica em proteínas, vitaminas, aminoácidos, cálcio e carboidratos. Assim como a linhaça, esse grão tem grande quantidade de fibras, por isso contribui com o trânsito intestinal. Experimente incluir a quinoa na preparação de saladas, sopas e folhas refogadas.

Amaranto

O amaranto deve ser incluso na dieta. (Foto Ilustrativa)

O amaranto deve ser incluso na dieta. (Foto Ilustrativa)

O amaranto é um grão originário do Peru, mas que aos poucos tem conquistado espaço na dieta dos brasileiros. Ele pode ser classificado como um carboidrato complexo, portanto, ajuda a conquistar a boa forma física. Também é um ótimo aliado para combater o colesterol ruim.

Saiba mais: Receita de salada de grãos

Chia

A chia é cultivada no México há milhares de anos, mas também encontrou solo fértil no Brasil. Ela ajuda a prevenir diabetes, melhora o humor e também reduz a sensação de fome (o que contribui com o emagrecimento). Esse grão pode ser consumido com sucos, iogurtes e vitaminas.

A chia é um grão repleto de nutrientes. (Foto Ilustrativa)

A chia é um grão repleto de nutrientes. (Foto Ilustrativa)

Painço

O painço é um parente do arroz e do milho, só que não tem tanta popularidade entre os brasileiros. Esse grão, famoso por melhorar a digestão e deixar os ossos mais fortes, pode ser consumido diariamente, basta cozinhá-lo na água.

Veja também: Conheça os benefícios da semente de chia

Inclua na sua dieta os grãos que ajudam a emagrecer e ter mais saúde. Com certeza você vai desfrutar de uma vida mais saudável e ficará com o corpo em forma. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre dieta.

 

Top