Menu

Saúde

Atualizado em 21 de setembro de 2012, às 5:30
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alergia a bijuteria: o que fazer

O problema conhecido por dermatite de contato, normalmente é ocasionado pelo níquel, componente que faz parte da produção da maior parte das bijuterias de custo mais acessível.

Irritação na orelha, pontinhos avermelhados pelo corpo e outros desconfortos ocasionados por bijuterias deixam muitas pessoas passando vontade em frente as vitrines. O problema conhecido por dermatite de contato, normalmente é ocasionado pelo níquel, componente que faz parte da produção da maior parte das bijuterias de custo mais acessível.

Como ocorre a alergia

517470 y2 Alergia a bijuteria: o que fazerA alergia começa por conta de uma reação do organismo a determinado componente. (Foto Divulgação)

“A alergia ocorre quando a bijuteria entra em contato com a pele e os receptores que existem nela identificam esse objeto como um corpo estranho. Tem início a produção de anticorpos e, dessa forma, aparecem a vermelhidão e o inchaço no local “, explica a dermatologista Samar Harati, do Hospital São Luiz.

Veja também: Crises de alergia, como amenizar

As manchas avermelhadas ainda podem ser provocadas por uma reação ao aço, à prata e ao ouro, por serem minerais puros. “A bijuteria, por ter maior possibilidade de conter outras substâncias além do metal, possibilita maiores chances de uma reação alérgica “, afirma a especialista.

Não há uma cura para estes casos. A alergia começa por conta de uma reação do organismo a determinado componente. ” O único jeito de se livrar do problema é evitar o contato. No caso de brincos, há a possibilidade de substituir os que causam alergia pelos antialérgicos e de ácido cirúrgico, que são encontrados em farmácias e custam menos do que uma joia. Caso a alergia persista, uma pomada a base de corticóides pode aliviar os sintomas “, explica a médica.

517470 vários anéis 1 Alergia a bijuteria: o que fazerA doença pode ir além das orelhas e pescoço.(Foto Divulgação)

Saiba o que  fazer

Passar um esmalte ou base para amenizar as reações alérgicas é uma das receitas mais corriqueiras. Antes de colocar o acessório, recomenda-se que as pessoas passem uma base na região para fazer a proteção da pele. No entanto, de acordo com a especialista, o isolamento ocorre durante um curto intervalo. “A reação da pele vai ocorrer de qualquer forma, mesmo com o esmalte, só vai demorar um pouco mais” , afirma.

Leia mais: Crise alérgica em crianças: cuidados, como evitar

517470 698024 INalergiaabijuteriasshutterstockjpg Alergia a bijuteria: o que fazerPassar um esmalte ou base para amenizar as reações alérgicas é uma das receitas mais corriqueiras. (Foto Divulgação)

A doença pode ir além das orelhas e pescoço.”Quanto mais o paciente entrar em contato com o material que está causando a alergia, maiores são as chances de que o organismo esteja alerta a esse tipo de material, desencadeando alergias a outras áreas do corpo. Se o botão da calça que você usa é do mesmo material que o brinco, o organismo vai rejeitar da mesma forma, provocando vermelhidão na região do umbigo “, afirma a especialista.

Confira ainda: Acessórios Podem Causar Alergia?

Do mesmo modo que chegou, sem aviso, a alergia pode passar com o tempo. No entanto, isso varia de organismo para organismo.”Da mesma forma que identificou o material como nocivo ao organismo, pode simplesmente deixar de identificá-lo dessa forma “, finaliza a dermatologista.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.