Yahoo vai desativar serviços

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos seus produtos e a sua posição no mercado, principalmente em relação ao principal concorrente (o Google),…

Por Andre em 01/07/2013

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos seus produtos e a sua posição no mercado, principalmente em relação ao principal concorrente (o Google), o Yahoo! irá encerrar vários serviços ao longo do segundo semestre de 2013.

O Yahoo! resolveu desativar 12 ferramentas, que deixarão de funcionar ao longo do segundo semestre (Foto: Divulgação)

O anúncio, feito através do blog oficial do Yahoo!, dá conta de que 12 ferramentas, inclusive algumas que fizeram bastante sucesso entre os internautas, já deixaram ou deixarão de funcionar em breve. Dessa forma, a companhia poderá focar seus esforços em revitalizar os seus principais produtos na atualidade, como o Yahoo! mail, que tem recebido atualizações constantes.

Notícias como essa de que o Yahoo vai desativar serviços têm sido divulgadas com frequência nos últimos anos, envolvendo grandes empresas da internet, que estão sempre em busca de renovação das ferramentas oferecidas. Um exemplo disso é a desativação do Google Reader, que deixou de funcionar em 30 de junho.

Buscador Altavista está entre os serviços que serão desativados pelo Yahoo

O buscador Altavista é uma das ferramentas que serão desativadas (Foto: Divulgação)

Entre os serviços que serão desativados pelo Yahoo está o buscador Altavista, lançado em 1996, e que foi um dos serviços de pesquisa de maior sucesso na época, oferecendo diferenciais como a possibilidade de restringir os resultados das buscas para conteúdos específicos (vídeos, fotos, áudio, etc).

O Altavista também se destacou por ser o primeiro serviço de buscas a utilizar uma página inicial minimalista e por apresentar a ferramenta pioneira em tradução automática pela internet, o Babel Fish, em 2002. No ano seguinte, 2003, o buscador foi comprado pelo Yahoo.

A desativação do Altavista está prevista para o próximo dia 8 de julho e, para aqueles que ainda o utilizam, a companhia sugere a migração para o Yahoo! Search.

Outros serviços que o Yahoo irá desativar

Post no blog oficial da companhia, informando os serviços que não irão mais funcionar (Foto: Divulgação)

A lista dos outros serviços desativados pelo Yahoo e a data em que eles deixarão de funcionar é a seguinte:

– Yahoo! Axis (28 de junho)

– Yahoo! Browser Plus (28 de junho)

– Citizen Sports (28 de junho)

– Yahoo! WebPlayer (30 de junho)

– FoxyTunes (a partir de julho)

– Yahoo! RSS Alerts (a partir de julho)

– Yahoo! Neighbors (8 de julho)

– Yahoo! Stars India (25 de julho)

– Yahoo! Downloads Beta (31 de julho)

– Yahoo! Local API (28 de setembro)

– Yahoo! Term Extraction API (28 de setembro)

Top