sábado, 4 de fevereiro de 2023 - 04/02/2023 12:56:14
MundodasTribos

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira (31) o Move-Mulher.

O benefício, criado pela Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher do Rio de Janeiro (SPM-Rio), visa garantir que mulheres vítimas de violência doméstica tenham acesso aos principais centros de atendimento da capital carioca e aos seus direitos.

O que este artigo aborda:

O que é o Move-Mulher?

O Move-Mulher é um cartão de passagens para mulheres que sofreram, ou ainda sofrem, violência doméstica. Com valor de R$24,30, é suficiente para seis viagens, de acordo com a tarifa atual.

Vítimas de violência doméstica terão auxílio-transporte

Fonte/Reprodução: Original

Na fase de lançamento, serão disponibilizados 1.950 auxílios. O cartão de transporte disponibilizado às mulheres não tem nenhuma identificação física com o programa, elas podem usá-lo sem a preocupação de serem identificadas como beneficiárias.

O programa é feito em conjunto com assistentes sociais, psicólogas e funcionárias jurídicas, a partir disso, a situação de violência  é analisada e as mulheres recebem o cartão.

Quem pode adquirir esse auxílio-transporte?

O Cartão Move-Mulher poderá ser adquirido por mulheres em situação de violência doméstica que vivem na cidade do Rio de Janeiro, fazem parte de famílias que têm renda de meio salário mínimo e que tenham 18 anos ou mais, exceto mulheres que são mães adolescentes.

O benefício é destinado apenas para mulheres atendidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher Chiquinha Gonzaga (CEAM) ou pelas casas da Mulher Carioca Tia Doca e Dinah Coutinho. Segundo a prefeitura, o CEAM realiza cerca de 250 atendimentos a mulheres em situação de violência e, atualmente, faz o acompanhamento contínuo de cerca de 130 vítimas.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Conheça os sinais que indicam uma demissão

Conheça os sinais que indicam uma demissão

Maquiagem e Cabelos: Inverno 2017

Maquiagem e Cabelos: Inverno 2017

Vestidos para madrinhas de casamento: moda 2012

Vestidos para madrinhas de casamento: moda 2012

Principais erros ao cuidar de cabelos loiros

Principais erros ao cuidar de cabelos loiros

Coleção Lilica Ripilica inverno 2013

Coleção Lilica Ripilica inverno 2013

Dicas de looks plus size para o verão: fotos

Dicas de looks plus size para o verão: fotos