Vítimas de violência doméstica terão Auxílio Transporte

Felipo Bellini 02/09/2021 Mulher

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira (31) o Move-Mulher.

O benefício, criado pela Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher do Rio de Janeiro (SPM-Rio), visa garantir que mulheres vítimas de violência doméstica tenham acesso aos principais centros de atendimento da capital carioca e aos seus direitos.

O que é o Move-Mulher?

O Move-Mulher é um cartão de passagens para mulheres que sofreram, ou ainda sofrem, violência doméstica. Com valor de R$24,30, é suficiente para seis viagens, de acordo com a tarifa atual.

Vítimas de violência doméstica terão auxílio-transporte

Fonte/Reprodução: Original

Na fase de lançamento, serão disponibilizados 1.950 auxílios. O cartão de transporte disponibilizado às mulheres não tem nenhuma identificação física com o programa, elas podem usá-lo sem a preocupação de serem identificadas como beneficiárias.

O programa é feito em conjunto com assistentes sociais, psicólogas e funcionárias jurídicas, a partir disso, a situação de violência  é analisada e as mulheres recebem o cartão.

Quem pode adquirir esse auxílio-transporte?

O Cartão Move-Mulher poderá ser adquirido por mulheres em situação de violência doméstica que vivem na cidade do Rio de Janeiro, fazem parte de famílias que têm renda de meio salário mínimo e que tenham 18 anos ou mais, exceto mulheres que são mães adolescentes.

O benefício é destinado apenas para mulheres atendidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher Chiquinha Gonzaga (CEAM) ou pelas casas da Mulher Carioca Tia Doca e Dinah Coutinho. Segundo a prefeitura, o CEAM realiza cerca de 250 atendimentos a mulheres em situação de violência e, atualmente, faz o acompanhamento contínuo de cerca de 130 vítimas.

Outros artigos

Pacotes para Paris 2013

17/05/2012

Pacotes para Paris 2013

O ano de 2012 ainda não chegou ao fim, mas para quem deseja viajar e passar o ano novo aproveitando outros ares, é bom começar a se planejar desde já, procurando...