Visto para o México, saiba mais

O Brasil e o México fecharam um acordo que elimina a necessidade de visto em viagens de até seis meses de duração. O comunicado…

Por Isabella Moretti em 21/03/2013

O Brasil e o México fecharam um acordo que elimina a necessidade de visto em viagens de até seis meses de duração. O comunicado sobre a decisão foi divulgado na última segunda-feira (18) pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).

Saiba mais: Como tirar visto para México

Viagem para o México vai dispensar visto

Os brasileiros poderão permanecer até 90 dias passeando pelo México sem a necessidade de visto. A medida também é válida para os mexicanos que vierem ao Brasil. O acordo definiu ainda o tempo máximo de permanência por ano sem visto: 180 dias, tanto para brasileiros como também para mexicanos.

O Acordo para a Isenção de Vistos de Curta Duração em Passaportes Comuns foi assinado em novembro de 2000 pelo Brasil e pelo México. No entanto, os dois países resolveram suspender o combinado em outubro de 2005.

As autoridades mexicanas resolveram colocar ponto final no acordo devido à pressão norte-americana. O Governo dos Estados Unidos acreditava que a isenção do visto incentivava a entrada de brasileiros ilegalmente nos EUA.

O Itamaraty não estabeleceu uma data para que o acordo de isenção de vistos volte a vigorar entre Brasil e México, no entanto, tudo indica que será no mais breve prazo possível.

Enquanto o acordo de isenção de visto mexicano não entra em vigor, os brasileiros interessados em viajar para o México devem providenciar o visto eletrônico pelo Sistema de Autorização Eletrônica (SAE). Para mais informações, acesse Consulmex.

Isenção de vistos

O visto é uma permissão de entrada concedida pela nação ao visitante estrangeiro. Normalmente a solicitação do documento é feita na embaixada ou consulado do país de destino. Países como Estados Unidos, Japão, China, Índia e Inglaterra exigem o visto no passaporte brasileiro e são bastante criteriosos quanto a isso.

O México não é o único país que mantém um acordo de isenção de vistos com o Brasil. As nações da América Latina também não solicitam visto ao turista brasileiro. Os países da União Europeia, com exceção do Reino Unido e Irlanda, já aceitam brasileiros sem vistos, desde que tenham passaporte válido e estejam fazendo uma viagem de curta duração (período máximo de três meses) para fins de turismo ou negócios.

A União Europeia é um bloco econômico e político formado por 27 países, sendo que 25 deles aceiraram o acordo de isenção de visto. São eles: Áustria, Bélgica, Bulgária, o Chipre, a República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Letônia, a Lituânia, Luxemburgo, Malta, os Países Baixos, a Polônia, Portugal, a Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha e Suécia.

Veja também: Isenção de vistos para países Europeus

Top