Vírus no Facebook aprenda se proteger

Aprenda como se proteger de vírus no Facebook. Isso mesmo! Algumas medidas simples e fáceis de colocar em prática são capazes de melhorar a…

Aprenda como se proteger de vírus no Facebook. Isso mesmo! Algumas medidas simples e fáceis de colocar em prática são capazes de melhorar a segurança do seu notebook, tablet ou smartphone.

Descubra como manter a segurança do seu Facebook. (Foto Ilustrativa)

Descubra como manter a segurança do seu Facebook. (Foto Ilustrativa)

Quem usa a internet está vulnerável a sofrer com os vírus. Essas pragas virtuais podem estar presentes no download de um arquivo, no anexo de um e-mail e até mesmo em links duvidosos no Facebook. Algumas medidas, no entanto, podem ser colocadas em prática para tornar a sua navegação mais segura.

Como proteger o Facebook de vírus?

Os usuários do Facebook já sofreram com diferentes tipos de vírus. Entre os mais polêmicos, vale destacar o compartilhamento de um vídeo erótico. Qualquer pessoa que clica-se no link do conteúdo malicioso automaticamente compartilhava na linha do tempo, marcando ainda amigos de maneira aleatória.

Para evitar o vírus do vídeo erótico e muitos outros, o usuário do Facebook deve adotar algumas medidas preventivas. Confira:

Não clique em conteúdo duvidoso

Os hackers sabem como atrair o clique do usuário, por isso camuflam o link do vírus com uma foto ou vídeo instigante. Portanto, ao se deparar com uma publicação de conteúdo duvidoso na sua linha do tempo, não clique no link. Se algum amigo compartilhou a postagem com você, verifique primeiramente a origem desse conteúdo.

Evite clicar em links duvidosos. (Foto Ilustrativa)

Evite clicar em links duvidosos. (Foto Ilustrativa)

Verifique a existência de aplicativos maliciosos

Acesse a página de “configurações de privacidade” do Facebook. Depois, veja quais são os aplicativos instalados na sua conta e identifique os apps suspeitos. Exclua todas as aplicações que você não lembra ter instalado.

Veja se o navegador foi afetado pelo vírus

Alguns malwares não se limitam ao Facebook e acabam comprometendo o navegador como um todo. Para descobrir se você foi uma vítima, acesse a área de “configurações”, clique no item “extensões” e veja se há alguma extensão suspeita. Desabilite imediatamente e reinicie o computador.

Mude a senha do Facebook

Para não se tornar uma presa fácil no Facebook, é importante trocar a senha da conta de tempo em tempo. Essa dica deve ser levada muito a sério, especialmente em caso de suspeita de roubo de dados.

Para proteger a conta do Facebook de vírus, também é recomendado: não compartilhar informações de login, não aceitar solicitação de amizade de pessoas estranhas e sempre sair da conta quando estiver usando um computador público.

Melhores antivírus para Facebook

Instale um bom antivírus no seu computador ou celular. (Foto Ilustrativa)

Instale um bom antivírus no seu computador ou celular. (Foto Ilustrativa)

Para proteger o smartphone, notebook ou tablet, é recomendado escolher um dos melhores antivírus para Facebook e instalá-lo no dispositivo. Na internet, é possível encontrar vários programas de segurança, pagos ou gratuitos. Confira:

– 360 Total Security: gratuito

– Avira Free Antivirus: tem versão gratuita

– AVG AntiVirus Free: gratuito

– Avast Antivirus: tem versão gratuita

– Windows Defender: gratuito

– Kaspersky Anti-Virus: pago

– F-Secure Anti-Virus: pago

– Bitdefender Antivirus Plus

– McAfee AntiVirus Plus: pago

O próprio Facebook, desde 2012, tem implementado ferramentas de segurança, que ajudam a combater a proliferação de pragas virtuais. O “alerta de login” é um recurso interessante, assim como o item “contatos de confiança”. A rede social também mantém uma página de ajuda, com uma série de dicas para manter a conta mais segura.

 

Top