Vida Longa: Saiba Como Chegar aos 100 Anos de Idade

Envelhecer é algo inevitável. Por mais que algumas pessoas façam grandes esforços para evitar a verdade é que muito pouco pode ser feito neste sentido. Portanto, se o tempo passa para todos, o que pode ser feito é tentar garantir que a vida longa seja alcançada da melhor maneira possível.

Hoje é comum ver notícias sobre pessoas que alcancem os 100 anos. Esse aumento da longevidade acontece a olhos vistos e isso é possível graças a evolução da medicina, a genética – que pode ser bastante generosa – e também a aquilo que só depende de nós mesmos: nossos hábitos.

De acordo com reportagem publicada na revista Época: “viver muito depende principalmente de como você vive”. Em entrevista, o professor de geriatria da Faculdade de Medicina da USP e diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas de São Paulo afirmou que ““O que você fizer errado hoje será debitado na sua conta amanhã”. Isso significa que o álcool, as drogas, o tabaco, sedentarismo e outros maus hábitos terão o seu preço cobrado mais tarde.

Dicas e cuidados para garantir uma vida longa:

Não existe exatamente uma receita de bolo ou um tutorial a respeito do assunto: como dito, há uma série de fatores que influem na jornada, porém mudar pequenos hábitos e ter certos cuidados pode fazer com que você tenha muito mais qualidade de vida quando a velhice chegar. Veja algumas dicas:

Alimentação Equilibrada: Hábitos alimentares saudáveis ajudam a garantir a saúde em qualquer idade. Com uma alimentação equilibrada e evitando os velhos inimigos da boa saúde – excesso de sal, frituras, gorduras e açúcar – é possível driblar velhos conhecidos como diabetes, hipertensão ou colesterol alto.

Exercício Físico: Em algumas pessoas, dá preguiça só de pensar porém esta é uma arma eficiente para quem pensa em desfrutar de sua velhice tendo saúde e disposição. Segundo dados publicados na revista Época, exercícios em ritmo moderadamente intenso e realizados cerca de três vezes por semana ajudam a elevar a expectativa de vida. Já de acordo com o site Vila Mulher, entre os 30 e os 50 anos já começa a acontecer uma perda de massa muscular, portanto exercícios aeróbicos e também e musculação podem ajudar a manter essa massa e também a força, de modo a garantir um futuro com mais independência.

Cuidar da saúde: A indicação feita no site Vila Mulher é de que aos 40 anos já é possível procurar acompanhamento de geriatra, que é especializado em tratamento de idosos. Isso se deve ao fato de que muitas doenças típicas da velhice podem ser pelo menos minimizadas.

Alguns mitos a respeito de como chegar lá:

Durante muito tempo, muitas receitas de longevidade vieram a público e claro, com elas também alguns mitos. Algumas delas foram desmentidas por meio do livro “The Longevity Project”, que é resultado de um estudo iniciado em 1921 e retomado por dois especialistas americanos da Universidade da Califórnia.

1. Pensamento positivo reduz o estresse: A pesquisa mostrou que os extremamente otimistas viveram menos que os céticos e os pessimistas. A explicação é de que pessoas com essa certeza acabavam não tomando precauções vitais a respeito de sua saúde e de seus hobbies. Ser otimista faz bem a saúde e a mente, mas faça com equilíbrio.

2. Casamento ajuda a ganhar alguns anos: O estudo mostrou que essa velha pérola só tem efeito para os homens, mas para as mulheres o estado civil não influenciou a expectativa de vida.

3. Preocupação faz mal à saúde: Esta afirmação foi considerada falsa, tendo em vista que uma dose de preocupação deixa as pessoas atentas e prudentes, dispostas a terem hábitos saudáveis e relações felizes. Também há explicações mais técnicas: foram relatada doses a mais serotonina no cérebro, responsável pelo bom funcionamento das células nervosas, e cuja escassez está associada a transtornos de ansiedade, humor e problemas afetivos. Porém, procure manter o equilíbrio também nas preocupações: o excesso não é benéfico.

E então? Pronto para começar o caminho em busca de uma vida longa e mais saudável?

 

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply