Vestibular UFMG 2014: inscrições, datas, provas, cursos

Assim como diversas outras instituições de ensino superior pelo Brasil, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou, desde o início do ano, que…

Assim como diversas outras instituições de ensino superior pelo Brasil, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou, desde o início do ano, que passará a adotar como processo de seleção de novos estudantes o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação.

A Universidade Federal de Minas Gerais está oferecendo 6.670 vagas através do seu vestibular 2014 (Foto: Divulgação)

Dessa forma, os interessados em ingressar na instituição sediada em Belo Horizonte devem, obrigatoriamente, fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas notas são utilizadas como critério de seleção de candidatos.

Assim, ao contrário dos processos seletivos anteriores, o vestibular UFMG 2014, que oferecerá 6.670 vagas, será realizado em apenas uma fase, composta justamente pelas provas do Enem 2013, programadas para os dias 26 e 27 de outubro, em todo o Brasil.

No entanto, quem se candidatar às vagas oferecidas em cursos que exigem provas de habilidades específicas, continuará a participar da seleção em duas etapas, sendo a primeira delas os testes do Enem e a segunda fase composta por provas aplicadas pela UFMG.

Inscrições Vestibular UFMG 2014 – provas de habilidades específicas

O tradicional vestibular foi substituído pelo Enem na UFMG (Foto: Divulgação)

As inscrições para o vestibular UFMG 2014, no caso das provas de habilidades específicas, já estão abertas, sendo recebidas por meio do site www.ufmg.br/copeve. Os interessados têm até o dia 19 de setembro para se inscreverem, lembrando que a taxa de inscrição custa R$ 110,00.

É importante ressaltar que somente os candidatos aos cursos de Dança, Música, Teatro, Cinema de Animação e Artes Digitais, Design, Design de Moda, Artes Visuais e Conservação e Restauração de Bens Móveis devem se inscrever nessa etapa, cujas provas serão aplicadas nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2014, conforme o edital do processo seletivo.

Calendário das provas de habilidade do Vestibular UFMG 2014

As provas de habilidade do Vestibular UFMG 2014 serão aplicadas na capital mineira, exclusivamente para os candidatos dos cursos mencionados acima, que se classificarem com base nas notas do Enem. O calendário é o seguinte:

– 13/01/14: Teoria e Percepção Musical e Percepção Visual.

– 13/01 a 15/01/14: Atuação, Audição Didática Coletiva, Habilidade Corporal de Dança e Solo de Dança.

15/01/14: Prática de Música.

Inscrições Vestibular UFMG 2014 via Sisu

O campus principal da instituição fica em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)

Já no caso dos candidatos aos demais cursos oferecidos pela UFMG (confira a lista abaixo), os interessados devem ter feito a inscrição para o Enem 2013, encerrada no dia 27 de maio, e participar do exame, que acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro.

Após as provas do Enem, os candidatos deverão acessar o sistema do Sisu e se inscreverem para disputar uma vaga no curso desejado, utilizando as notas obtidas no exame aplicado pelo MEC. As datas de inscrição para o Sisu do 1º semestre de 2014 ainda não foram divulgadas.

Maiores detalhes podem ser conferidos no edital do Vestibular UFMG 2014.

Cursos oferecidos pela UFMG

A instituição oferece mais de 70 opções de cursos de graduação (Foto: Divulgação)

Além dos cursos citados anteriormente, as 6.670 vagas que serão oferecidas através do Vestibular 2014 da UFMG também estão distribuídas entre as graduações de Administração, Agronomia, Antropologia, Aquacultura, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciência da Computação e Ciências Atuariais.

Haverá vagas ainda para os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências do Estado, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências Socioambientais, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas), Controladoria e Finanças e Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.

Outras opções são Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias (Aeroespacial, Ambiental, Civil, de Controle e Automação, de Minas, de Produção, de Sistemas, Elétrica, Mecânica, Metalúrgica e Química), Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, Gestão de Serviços de Saúde, Gestão Pública, História e Letras.

Os candidatos também encontrarão vagas para as graduações de Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Museologia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Relações Econômicas Internacionais, Sistemas de Informação, Terapia Ocupacional, Turismo e Zootecnia.


Top